Pular para o conteúdo principal

Passo a passo: como conservar as Flores do Buquê por mais tempo

Passo a passo: como conservar as flores do buquê por mais tempo
Receber flores é sempre muito bom. Além do carinho que elas simbolizam, a casa fica mais bonita e cheia de vida, com um frescor todo especial. Pena que duram pouco. Mas saiba que, com alguns cuidados, é possível conservar as flores por mais tempo!
Confira o passo a passo que separamos para você!


1. Cuidados iniciais
Ao receber um buquê, a primeira providência é retirar a embalagem, fitas e enfeites. Dessa forma, a planta poderá respirar melhor.
Em seguida, com uma tesoura ou faca bem afiada, faça um corte diagonal nos caules, retirando cerca de 2 cm do comprimento. Isso possibilitará que a planta absorva mais água e nutrientes. De preferência, faça esse corte embaixo da água corrente, para evitar que entre ar nas hastes.
Remova as folhas mais baixas para que nenhuma fique em contato com a água, o que faz com que a planta apodreça. Mas não remova os espinhos das rosas! Isso encurta o tempo de vida delas.
2. O vaso de água 
Lave bem o vaso que for usar. O melhor são os vasos de prata, um material que já possui uma ação antibactericida.
Sabemos que a maioria das pessoas não tem um desses em casa, mas você pode preparar uma solução caseira, que também ajudará muito. Ela evita o crescimento de fungos, bactérias e algas, ao mesmo tempo em que hidrata o caule e nutre a planta. Siga essa receita simples:
o    1/2 limão;
o    2 colheres de chá de açúcar cristal;
o    2 colheres de chá de vinagre branco.
Essa solução é para 1 litro de água. Mas, de dois a três dedos de água acima da base dos caules já é uma quantidade suficiente para as plantas.
3. Manutenção
A manutenção deve ser diária. Você deve trocar a água e a solução todo dia. Aproveite para higienizar o vaso. No caso de rosas, borrife um pouco de água nas pétalas para manter o frescor.
Corte, a cada 1 ou 2 dias , cerca de 1 cm do caule, sempre na diagonal. E retire folhas e pétalas mortas.
Fique atento também ao local onde você colocará esse arranjo. Ele deve ser seco e arejado, sem exposição direta ao sol ou vento.
4. Dicas
Algumas dicas e pequenos cuidados ajudam a conservar as flores por mais tempo ainda. Veja como são simples:
o    O excesso de umidade é nocivo às flores. Se você mora em uma cidade muito úmida, considere fazer uma proteção de vidro para suas plantas ou deixá-las em um ambiente com ar-condicionado;
o    Evite tocar nas folhas e flores;
o    Utilize conservantes para plantas. Eles podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas;
o    Uma alternativa a esses produtos é a aspirina. Ela é ácida e impede que as bactérias se proliferem;
o    Pode parecer estranho, mas jogue uma moeda de cobre no fundo do vaso. O cobre é um excelente fungicida;
o    Algumas flores soltam leite, como o bico de papagaio. Use água quente para retirar esse leite que se acumula e resseca na planta.

Agora que você já sabe como conservar as flores por mais tempo, siga-nos no Facebook e Twitter e fique por dentro de outras dicas sobre presentes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espada de São Jorge: Significado e Cuidados

A Espada de São Jorge já é bem conhecida por todos nós, desde os mais velhos até os supersticiosos, essa linda planta serve tanto para decoração quanto para proteção. Confira hoje, o significado e os cuidados que você deve ter com essa planta que está super em alta!

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!