segunda-feira, 15 de maio de 2017

Passo a passo: como conservar as Flores do Buquê por mais tempo

Passo a passo: como conservar as flores do buquê por mais tempo
Receber flores é sempre muito bom. Além do carinho que elas simbolizam, a casa fica mais bonita e cheia de vida, com um frescor todo especial. Pena que duram pouco. Mas saiba que, com alguns cuidados, é possível conservar as flores por mais tempo!
Confira o passo a passo que separamos para você!


1. Cuidados iniciais
Ao receber um buquê, a primeira providência é retirar a embalagem, fitas e enfeites. Dessa forma, a planta poderá respirar melhor.
Em seguida, com uma tesoura ou faca bem afiada, faça um corte diagonal nos caules, retirando cerca de 2 cm do comprimento. Isso possibilitará que a planta absorva mais água e nutrientes. De preferência, faça esse corte embaixo da água corrente, para evitar que entre ar nas hastes.
Remova as folhas mais baixas para que nenhuma fique em contato com a água, o que faz com que a planta apodreça. Mas não remova os espinhos das rosas! Isso encurta o tempo de vida delas.
2. O vaso de água 
Lave bem o vaso que for usar. O melhor são os vasos de prata, um material que já possui uma ação antibactericida.
Sabemos que a maioria das pessoas não tem um desses em casa, mas você pode preparar uma solução caseira, que também ajudará muito. Ela evita o crescimento de fungos, bactérias e algas, ao mesmo tempo em que hidrata o caule e nutre a planta. Siga essa receita simples:
o    1/2 limão;
o    2 colheres de chá de açúcar cristal;
o    2 colheres de chá de vinagre branco.
Essa solução é para 1 litro de água. Mas, de dois a três dedos de água acima da base dos caules já é uma quantidade suficiente para as plantas.
3. Manutenção
A manutenção deve ser diária. Você deve trocar a água e a solução todo dia. Aproveite para higienizar o vaso. No caso de rosas, borrife um pouco de água nas pétalas para manter o frescor.
Corte, a cada 1 ou 2 dias , cerca de 1 cm do caule, sempre na diagonal. E retire folhas e pétalas mortas.
Fique atento também ao local onde você colocará esse arranjo. Ele deve ser seco e arejado, sem exposição direta ao sol ou vento.
4. Dicas
Algumas dicas e pequenos cuidados ajudam a conservar as flores por mais tempo ainda. Veja como são simples:
o    O excesso de umidade é nocivo às flores. Se você mora em uma cidade muito úmida, considere fazer uma proteção de vidro para suas plantas ou deixá-las em um ambiente com ar-condicionado;
o    Evite tocar nas folhas e flores;
o    Utilize conservantes para plantas. Eles podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas;
o    Uma alternativa a esses produtos é a aspirina. Ela é ácida e impede que as bactérias se proliferem;
o    Pode parecer estranho, mas jogue uma moeda de cobre no fundo do vaso. O cobre é um excelente fungicida;
o    Algumas flores soltam leite, como o bico de papagaio. Use água quente para retirar esse leite que se acumula e resseca na planta.

Agora que você já sabe como conservar as flores por mais tempo, siga-nos no Facebook e Twitter e fique por dentro de outras dicas sobre presentes!