Pular para o conteúdo principal

Rosas importadas: afinal, o que elas têm de tão diferente?


A história de amor da humanidade com as rosas existe há muito tempo. Os romanos as consideravam um símbolo de Vênus, a deusa do amor. A rosa está presente na literatura e até o famoso Shakespeare lhe dedicou alguns sonetos. Neste post vamos falar sobre as características e particularidades das rosas importadas, que, no Brasil, tornaram-se as favoritas de quem gosta de presentear.

A qualidade das rosas importadas

Durante décadas, as rosas disponíveis no mercado brasileiro eram produzidas no próprio país e respeitavam a produção sazonal. Mas para quem gosta de viver rodeado de flores, é importante tê-las o ano todo. É por isso que cada vez mais as rosas importadas, vindas de regiões tropicais que conciliam bem a baixa temperatura das grandes altitudes (acima de 2 600 m) e a incidência direta do sol, fazem sucesso.
Na Colômbia, a rosa é a flor mais exportada, devido à sua qualidade. Por exemplo, elas chegam a ter o dobro do tamanho das rosas produzidas no Brasil. O Equador, por compartilhar das características climáticas da Colômbia, também vem se destacando no mercado devido à boa qualidade de suas rosas.
As rosas colombianas e equatorianas possuem tamanho grande e cores mais vivas do que as produzidas em outras partes do mundo. Os botões podem medir até 11 cm. Devido a tais características, elas vêm sendo muito usadas na ornamentação de ambientes, buquês ou ramalhetes de flores e em diversos arranjos florais. Além disso, elas podem ser encontradas nas cores vermelha, cor-de-rosa, lilás, amarela, branca e até laranja.
Cultivar rosas não é tão fácil. E mais difícil é o transporte através de milhares de quilômetros, sendo necessário manter a aparência saudável e elegante dessas flores, que são seres vivos propensos a murcharem. Nos campos de cultivo, as rosas florescem à temperatura média de 15 °C, e a temperatura ideal de armazenamento e transporte deve ser um pouco acima do ponto de congelamento, ou seja, acima de 0 °C.
O resfriamento, por sua vez, não deve ser brusco, para não matar as rosas. Cada país possui seus métodos de protegê-las, que inclui regá-las antes da viagem, desinfetar os talos e separá-las com cartões. Depois de preparadas, elas chegam ao Brasil em aviões, e isso justifica o seu preço um pouco acima do das rosas nacionais.

Um excelente presente

É comum ver um namorado aproximar-se cuidadosamente de sua namorada com um buquê de rosas em ocasiões especiais, por exemplo, o Dia dos Namorados. As mães também são presenteadas com rosas no dia dedicado a elas.
Mas não apenas as mulheres podem ser presenteadas com rosas. Essas flores são utilizadas como adorno de ambientes festivos e como manifestações de carinho, independentemente do gênero de quem presenteia ou recebe. Esse gesto é mundialmente conhecido e com o passar dos anos só tem se fortalecido. O presente pode vir acompanhado de vinhos e chocolates.
Seja para um amigo, noiva ou noivo, familiar ou para chamar a atenção de uma pessoa especial, a rosa importada é um presente infalível. É um presente natural, que pode expressar sentimentos e substituir palavras, por um momento, com seu aroma, cor e potente significado, que tem sido cultivado por poetas, pintores, músicos e por qualquer um que aprecie a beleza inigualável dessa flor.
Se você quer comunicar que ama alguém, dê rosas importadas vermelhas. Elas simbolizam o amor, a paixão e o enlace matrimonial. Já as brancas demonstram admiração e respeito. Para montar arranjos florais, compre rosas com cores mais discretas. O amor sublime e puro pode ser manifestado por meio das cor-de-rosa e lilases, e os desejos de alegria e felicidade são representados pelas rosas amarelas.
Se você gostou de saber mais sobre as rosas importadas, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Aniversário de 15 anos: 5 ideias de presente para Debutante

Os quinze anos de uma menina marcam uma importante transição em sua vida, a mudança da infância para a fase adulta. Mesmo com o passar dos anos, a tradição de realizar uma grande festa nessa data continua firme e forte entre as famílias. As adolescentes aniversariantes costumam ficar muito empolgadas com os preparativos da festança e, aos convidados, sempre resta a dúvida sobre que presente dar para a debutante nesta data tão importante. O presente precisa ter a relevância da data e ao mesmo tempo tem que caber no bolso do convidado. Além disso, é muito importante que ele atenda ao gosto da aniversariante, que deve ficar satisfeita em recebê-lo, afinal, ninguém gosta de dar um presente e receber aquele sorriso amarelo em troca. Para te ajudar nessa missão, que nós sabemos que aflige boa parte dos convidados de uma festa de 15 anos, vamos dar algumas dicas de como acertar no presente para debutante. Confira!