Pular para o conteúdo principal

7 Flores do Inverno que sempre enfeitam a estação


Muitos associam o inverno a uma estação fria e sem cor, mas é justamente nela que muitas plantas se encontram na sua forma mais exuberante. Seja em canteiros, jardineiras ou mesmo em arranjos para presentear alguém especial, as flores de inverno mudam a paisagem da estação e trazem delicadeza e romantismo a qualquer ambiente.
Confira a seguir 7 flores de inverno e algumas dicas especiais que separamos para te ajudar a cultivá-las por mais tempo!

1. Lírios

Essas plantas originárias da Ásia são símbolo da prosperidade e tem ciclo de vida perene. Seu caule em forma de bulbo as torna muito resistentes a períodos de estiagem e outras adversidades do meio.
Requerem boa luminosidade e, acima de tudo, um solo bem drenado para o sucesso do cultivo. No Brasil, costumam florescer no começo do inverno, em meados de junho. Devido ao seu porte, são ótimas para decoração de canteiros e até mesmo em arranjos para presentes.

2. Cravos

Essas plantas ficaram conhecidas mundialmente após a Revolução dos Cravos em Portugal, onde cidadãos entregaram estas flores a militares como forma de protesto ao regime ditatorial e são até hoje símbolo de força e resistência.
Tal força condiz com a realidade da planta que é capaz de resistir aos diversos climas, desde o tropical até o temperado.
Elas não necessitam de muitos cuidados, porém deve-se evitar adubos ricos em nitrogênio, pois essa substância em grande quantidade pode intoxicar as plantas. Em geral, costumam florescer ao final do inverno, com o ligeiro aumento da temperatura.

3. Tulipas

Símbolo da Holanda, onde são cultivadas em extensos campos, as tulipas são plantas muito delicadas e de difícil cultivo no Brasil por preferir climas mais amenos. 
Além de decorativa, as tulipas também possuem uma essência muito agradável, podendo ser utilizadas em sabonetes e perfumes.
Para prolongar a vida dessas plantas, uma dica é: assim que as flores murcharem, desenterrar o bulbo, colocá-lo em um saco plástico com terra orgânica e o guardar na geladeira por 6 meses. As temperaturas de 2ºC a 5ºC vão reproduzir seu clima de origem e estimular a planta a florescer no próximo ano.

4. Narcisos

Essas flores de clima temperado e ar campestre se adaptaram bem ao Brasil e requerem poucos cuidados.
Gostam de luminosidade indireta e até da penumbra, podendo ser cultivadas no interior de ambientes fechados, preferindo solos bem drenados que evitam o apodrecimento dos bulbos.
Ao final da floração, nascem pequenos bulbos junto à planta central que podem ser separados da original e replantados em outros vasos para dar origem a novas plantas.

5. Camélias

Essa planta originária da China se tornou símbolo da luta abolicionista no Brasil, sendo comum em todas as janelas de famílias a favor do fim da escravidão.
É um arbusto de clima ameno e que necessita de sol pleno ou meia-sombra para se desenvolver, preferindo solos ricos em matéria orgânica e bem irrigados.
Além de suas flores chamativas, as folhagens da camélia também são muito brilhantes e podem ser usadas em diversos arranjos florais.

6. Ciclames

São flores originárias do Mediterrâneo e por contar com natureza delicada e romântica podem ser o presente perfeito para aquele alguém especial. 
Por seu pequeno porte, o ciclame se adaptou bem ao cultivo em vasos sob luminosidade indireta e solo úmido e rico em matéria orgânica. 
Após a floração, a planta também pode ser utilizada para fins decorativos, uma vez que sua folhagem possui tonalidade verde escura e nervuras brancas únicas.

7. Begônias

As flores da begônia são símbolo de jovialidade e saúde, sendo que a planta se adapta bem ao cultivo interno sob meia-sombra. Prefere solos mais ácidos e bem irrigados, além de não necessitar de muitos cuidados.
Por ser uma planta tropical e perene, é muito difundida pelo Brasil e, dependendo da região, é possível que tenha floração durante todo o ano. Porém, é no inverno que suas flores são mais vistosas.
E você, gostou das flores do inverno? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a divulgar a beleza dessas plantas tão especiais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!