quarta-feira, 21 de junho de 2017

7 Flores do Inverno que sempre enfeitam a estação


Muitos associam o inverno a uma estação fria e sem cor, mas é justamente nela que muitas plantas se encontram na sua forma mais exuberante. Seja em canteiros, jardineiras ou mesmo em arranjos para presentear alguém especial, as flores de inverno mudam a paisagem da estação e trazem delicadeza e romantismo a qualquer ambiente.
Confira a seguir 7 flores de inverno e algumas dicas especiais que separamos para te ajudar a cultivá-las por mais tempo!

1. Lírios

Essas plantas originárias da Ásia são símbolo da prosperidade e tem ciclo de vida perene. Seu caule em forma de bulbo as torna muito resistentes a períodos de estiagem e outras adversidades do meio.
Requerem boa luminosidade e, acima de tudo, um solo bem drenado para o sucesso do cultivo. No Brasil, costumam florescer no começo do inverno, em meados de junho. Devido ao seu porte, são ótimas para decoração de canteiros e até mesmo em arranjos para presentes.

2. Cravos

Essas plantas ficaram conhecidas mundialmente após a Revolução dos Cravos em Portugal, onde cidadãos entregaram estas flores a militares como forma de protesto ao regime ditatorial e são até hoje símbolo de força e resistência.
Tal força condiz com a realidade da planta que é capaz de resistir aos diversos climas, desde o tropical até o temperado.
Elas não necessitam de muitos cuidados, porém deve-se evitar adubos ricos em nitrogênio, pois essa substância em grande quantidade pode intoxicar as plantas. Em geral, costumam florescer ao final do inverno, com o ligeiro aumento da temperatura.

3. Tulipas

Símbolo da Holanda, onde são cultivadas em extensos campos, as tulipas são plantas muito delicadas e de difícil cultivo no Brasil por preferir climas mais amenos. 
Além de decorativa, as tulipas também possuem uma essência muito agradável, podendo ser utilizadas em sabonetes e perfumes.
Para prolongar a vida dessas plantas, uma dica é: assim que as flores murcharem, desenterrar o bulbo, colocá-lo em um saco plástico com terra orgânica e o guardar na geladeira por 6 meses. As temperaturas de 2ºC a 5ºC vão reproduzir seu clima de origem e estimular a planta a florescer no próximo ano.

4. Narcisos

Essas flores de clima temperado e ar campestre se adaptaram bem ao Brasil e requerem poucos cuidados.
Gostam de luminosidade indireta e até da penumbra, podendo ser cultivadas no interior de ambientes fechados, preferindo solos bem drenados que evitam o apodrecimento dos bulbos.
Ao final da floração, nascem pequenos bulbos junto à planta central que podem ser separados da original e replantados em outros vasos para dar origem a novas plantas.

5. Camélias

Essa planta originária da China se tornou símbolo da luta abolicionista no Brasil, sendo comum em todas as janelas de famílias a favor do fim da escravidão.
É um arbusto de clima ameno e que necessita de sol pleno ou meia-sombra para se desenvolver, preferindo solos ricos em matéria orgânica e bem irrigados.
Além de suas flores chamativas, as folhagens da camélia também são muito brilhantes e podem ser usadas em diversos arranjos florais.

6. Ciclames

São flores originárias do Mediterrâneo e por contar com natureza delicada e romântica podem ser o presente perfeito para aquele alguém especial. 
Por seu pequeno porte, o ciclame se adaptou bem ao cultivo em vasos sob luminosidade indireta e solo úmido e rico em matéria orgânica. 
Após a floração, a planta também pode ser utilizada para fins decorativos, uma vez que sua folhagem possui tonalidade verde escura e nervuras brancas únicas.

7. Begônias

As flores da begônia são símbolo de jovialidade e saúde, sendo que a planta se adapta bem ao cultivo interno sob meia-sombra. Prefere solos mais ácidos e bem irrigados, além de não necessitar de muitos cuidados.
Por ser uma planta tropical e perene, é muito difundida pelo Brasil e, dependendo da região, é possível que tenha floração durante todo o ano. Porém, é no inverno que suas flores são mais vistosas.
E você, gostou das flores do inverno? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a divulgar a beleza dessas plantas tão especiais!