Pular para o conteúdo principal

Como o feriado de Corpus Christi é comemorado em cidades brasileiras?

O feriado de Corpus Christi é celebrado todos os anos em diversos países. Trata-se de uma data comemorativa católica, estabelecida a partir da Páscoa  por este motivo, não é um dia fixo do calendário. Neste ano, será em 15 de junho.
Comemora-se a instituição do "corpo de Cristo", ocorrida durante a Santa Ceia, última refeição celebrada por Jesus antes de sua prisão, morte e ressurreição, em uma quinta-feira.
Atualmente, várias cidades brasileiras decoram suas ruas para a procissão de Corpus Christi, o que atrai fiéis de vários lugares, inclusive do exterior. No post de hoje, veremos como o feriado é comemorado em algumas capitais. Acompanhe!

Entenda a origem da data

Durante a quaresma, a religião católica não faz comemorações por se tratar de um período de profunda reflexão  por isso que o Corpus Christi não é celebrado na quinta-feira anterior à Pascoa.
No Brasil, a primeira celebração de que temos registros data de 1961, em Brasília, quando foi realizada uma pequena procissão que saiu da Igreja de Santo Antônio com destino à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
No entanto, o feriado de Corpus Christi é amplamente conhecido pela tradição de se enfeitar as ruas para a passagem da procissão. Este costume teve início na cidade mineira de Ouro Preto.
São estendidos tapetes coloridos com inspiração cristã, ornamentando as ruas por onde passa "o povo de Deus". Diversos materiais são utilizados para a confecção dessas peças: serragem, argila colorida, flores, folhas, papel e vidro moído.

Veja como o feriado de Corpus Christi é celebrado em algumas capitais brasileiras

São Paulo

Na capital paulista, a principal celebração do feriado de Corpus Christi ocorre na Catedral da Sé, no centro. Em seguida, é feita uma procissão com o Santíssimo Sacramento que percorre diversos pontos da cidade. Fique atento à programação da Arquidiocese de São Paulo para 2017.

Rio de Janeiro

A programação de Corpus Christi no Rio de Janeiro começa com uma missa solene no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que fica na Igreja de Sant’Ana, no centro. Em alguns anos, os fiéis foram convidados a doar alimentos não perecíveis no encerramento das comemorações durante a missa celebrada na Catedral da cidade.

Salvador

Na capital baiana, várias paróquias participam da celebração de Corpus Christi, que se inicia com uma missa na Catedral Basílica. Em seguida ocorre a procissão com o Santíssimo Sacramento até a Câmara Municipal de Salvador, onde é dada a bênção com o Santíssimo.

Florianópolis

A procissão de Corpus Christi de Florianópolis ocorre em torno da área central da cidade, entre as praças 15 de Novembro e Pereira Oliveira. O trajeto todo tem 15 km. Para enfeitar essa extensão, cada voluntário se responsabiliza por um pequeno trecho.
Em todas essas cidades a tradição é seguida com as ruas enfeitadas, formando imensos tapetes coloridos de flores e ressaltando a união dos voluntários em torno dos preparativos. Sem dúvidas, tudo é feito com muito carinho.
Como é a comemoração do feriado de Corpus Christi na sua cidade? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!