Pular para o conteúdo principal

Flores do Outono: conheça as queridinhas dessa estação


Temperaturas mais amenas, dias ensolarados com chuvas esparsas e vegetação com folhas amareladas em queda livre: tudo isso indica a chegada do outono. Essa época do ano é considerada um período de transição entre o verão e o inverno, e é quando muitas plantas perdem suas folhas. Mas isso não significa que seja uma estação sem verde! Você já ouviu falar nas flores do outono?
Se você quer presentear alguém especial ou decorar sua casa com espécies que se adaptam bem ao clima próprio dos meses de março, abril, maio e junho, este post é para você! Nele, mostraremos algumas espécies bonitas e resistentes ao outono e daremos algumas dicas para cuidar dessas plantas. Acompanhe!

Quais as principais flores do outono?

Com a mudança de estação, muitas árvores perdem suas folhas como forma de se preparar para o inverno, com temperaturas mais baixas e menor incidência de sol. Mas isso não significa que o outono é uma estação carente de flores! Pelo contrário, existem diversas espécies resistentes a esse clima. A seguir, conheça algumas delas. 

Azaleia

É uma espécie que se adapta muito bem a climas mais frios. Sua floração começa no outono e continua até o inverno. Ela pode ser cultivada em vasos ou jardins, é uma flor que prefere luz solar direta e deve ser regada a cada dois ou três dias.
Originária do Japão, seu nome significa "árvore de rosas". Com os cuidados adequados, essa planta floresce o ano inteiro.

Boca de Leão

O formato de suas flores lembra o de uma boca se abrindo, por isso recebe esse nome característico. Porém, o que mais chama a atenção nessa espécie é o seu perfume.
A melhor época para o plantio é o outono, e as flores começam a aparecer em apenas seis semanas, mas continuam brotando até o começo do verão. Elas devem ser mantidas a meia sombra e precisam de regas frequentes.

Flor de Maio

Perfeita para áreas externas e locais com iluminação solar indireta, essa flor é facilmente cultivada em vasos ou jardineiras.
Na verdade, a espécie é um cacto originário da Mata Atlântica, e suas flores exibem uma grande variedade de cores — rosa, laranja, amarelo, branco e vermelho.

Tulipa

Seu nome é alusivo ao seu formato de turbante, e essa é uma das flores de outono mais conhecidas, por ser uma espécie típica de climas mais frios. Quando cultivada no solo, deve-se evitar o excesso de água, que pode contribuir para a proliferação de fungos e bactérias.
Depois da primeira floração, o bulbo deve ser retirado da terra e exposto ao sol, e só então armazenado em local frio para ser plantado novamente na próxima estação.

Dedo de Anjo

Exótica e de cores vibrantes, que variam do vermelho alaranjado ao amarelo, essa flor tem uma particularidade interessante: seu caule tem a função de reservar água para os períodos de seca.
Apesar de sua beleza, a planta é tóxica e pode causar danos se for ingerida. Por isso, deve ser mantida longe do alcance de crianças e de animais.

Quais os cuidados necessários?

Cada espécie tem suas próprias necessidades, mas existem alguns cuidados gerais que podem manter essas flores bonitas, viçosas e saudáveis por muito mais tempo. Algumas dicas são:
  • retirar os galhos e folhas em excesso, para melhorar a absorção dos raios solares;
  • eliminar todas as folhas secas;
  • fazer a adubação a cada quinze ou vinte dias;
  • aumentar o intervalo entre as regas, atentando-se à umidade da terra;
  • proteger as plantas das temperaturas mais baixas e das correntes de vento;
  • controlar as pragas com produtos adequados.
Você viu que mesmo com temperaturas amenas é possível ter uma casa florida. Para isso, basta escolher as espécies adequadas para a estação. E então, você já escolheu suas flores do outono?
Gostou do nosso post? Então, compartilhe nas redes sociais para inspirar mais pessoas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!