Pular para o conteúdo principal

Nossa Senhora do Monte Serrat: A Padroeira de Santos

Resultado de imagem para nossa senhora do monte serrat
Dia 08 de Setembro é dia de homenagearmos a nossa Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat. 
Confira um pouco de sua história no post de hoje.

Por que Nossa Senhora do Monte Serrat é padroeira de Santos?
Resultado de imagem para nossa senhora do monte serrat

A história conta que, na época da colônia, a região onde Santos está localizada era, constantemente, alvo dos corsários. Os piratas invadiam a cidade em busca de suas riquezas e sempre deixavam um rastro de destruição e medo.

O primeiro milagre da Santa aconteceu nessa época. Era fevereiro de 1615 quando o pirata holandês Joris Van Spilbergen chegou à costa santista. Para fugir e se manter em segurança, a população que habitava a região subiu o morro.


Resultado de imagem para Joris Van Spilbergen

Do alto da colina, onde ficava uma pequena paróquia, rezavam para que a Virgem do Monte os protegessem. Enquanto isso, os piratas avançavam morro acima e o caminho que seguiam desmoronou e soterrou a maioria. Os que conseguiram escapar com vida voltaram para o navio e deixaram a cidade.

Mas foi apenas em 1954 que a Santa passou a ser a padroeira da cidade. A coroação aconteceu em uma cerimônia no dia 8 de setembro do ano seguinte.

Um pouco sobre ela...
Resultado de imagem para nossa senhora do monte serrat

O primeiro santuário com o nome de MONTE SERRAT foi construído na Espanha,perto de Barcelona,e seu nome deriva da montanha onde està situado,cuja forma se assemelha a uma serra de agudos dentes.
Diz a estória que a imagem da VIRGEM DE MONTE SERRAT foi levada a Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada pela população.
Na época da invasão sarracena,os cristãos esconderam a preciosa imagem e relìquia na serra escarpada,para que não fosse encontrada pelos sarracenos.
Tudo foi destruído e quase dois séculos depois num sábado do mês de abril,alguns pastores viram aparecer de repente,junto a montanha,um grupo de estrelas muito brilhantes,enquanto ouviam extasiados um harmonioso coro de anjos.Notificando sobre o estranho acontecimento que se repetia todos os sábados ,o bispo da cidade de Manresa e o prefeito de Barcelona subiram a serra e encontraram numa caverna a imagem da VIRGEM MARIA,enegrecida pelo tempo.
Organizaram uma romaria para levar a imagem para Monresa,a imagem porem,que até certo ponto se deixara levar,ficou de repente imóvel e não houve quem a removesse dali.

Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat

Ó clementíssima Virgem Maria, minha soberana e Mãe, augusta Senhora do Monte Serrat, venho lançar-me no seio da vossa misericórdia e ponho, desde agora e para sempre, a minha alma e o meu corpo debaixo da vossa salva-guarda e da vossa bendita proteção.

Confio-vos e entrego nas vossas mãos todas as minhas penas e misérias, bem como o curso e o fim da minha vida, para que, por vossa intercessão e vossos merecimentos, todas as minhas ações se dirijam e se disponham segundo a vontade de vosso divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e que minha alma depois desta vida possa alcançar a salvação eterna.

Ó Mãe, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós.

Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós.

Amém.


Bom, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a nossa Padroeira. 
Até o próximo post!

Fontes:
https://www.juicysantos.com.br
https://www.espacojames.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!