P√°ginas

terça-feira, 9 de abril de 2019

Curiosidades de P√°scoa! ūüźį



A Páscoa está chegando e, nada mais justo, do que fazer um post só com curiosidades sobre essa data deliciosa. Confira o nosso post de hoje e saiba mais sobre a Páscoa!

1. O Significado da Palavra: "P√°scoa"

A palavra P√°scoa tem origem hebraica (Pessach) e significa "Passagem". A P√°scoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o √™xodo dos israelitas do Egito, ou seja, a “passagem” da escravid√£o para a liberdade. Um ritual de transi√ß√£o, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

2. A P√°scoa Crist√£

A P√°scoa crist√£ celebra a ressurrei√ß√£o de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por tr√™s dias, at√© sua Ressurrei√ß√£o. √Č o dia santo mais importante da religi√£o crist√£.

3. O Ovo

O ovo aparece em muitas tradi√ß√Ķes antigas como um s√≠mbolo da vida, ou do in√≠cio dela. Civiliza√ß√Ķes n√£o-crist√£s utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equin√≥cio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradi√ß√£o, mesclando-a com seus rituais.

4. Ovos de Chocolate

Na Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados. No século XVIII, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate. Uma ideia genial e que passa de geração para geração e, sendo inovada ano após ano.

5. O Coelho

Explica√ß√Ķes para a figura pitoresca do coelhinho geralmente est√£o ligadas ao antigo festival anglo-sax√£o da Deusa da primavera, Eostre, cujo s√≠mbolo era um coelho, ligado √† fertilidade.

6. Os Alem√£es e a America

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes Alemães por volta de 1700. Osterhase, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois.

7. A Páscoa na Etiópia

Os cristãos ortodoxos na Etiópia celebram a Páscoa de uma a duas semanas após a igreja ocidental, sendo que às vezes as datas coincidem. A Fasika (Páscoa) tem oito dias de jejum de carne e laticínios.

8. A P√°scoa na Finl√Ęndia

Na Su√©cia e em partes da Finl√Ęndia, um mini Halloween acontece na quinta ou s√°bado antes da P√°scoa. Garotinhas se vestem de bruxa, com trapos e roupas velhas e v√£o de porta em porta pedir doces.


9. A P√°scoa na √ćndia

Na √ćndia, os hindus t√™m um festival chamado Holi. √Č o momento em que toda a popula√ß√£o de religi√£o hindu re√ļne-se para lembrar, dan√ßando e tocando flautas, como o deus Krishna apareceu. √Č costume que o dono da casa marque a testa de seus convidados com um p√≥ colorido.

10. Os Poloneses e a Batalha de √Āgua

Poucas coisas representam t√£o bem a P√°scoa como uma amig√°vel batalha d’√°gua! Isso √© o que os poloneses pensam quando eles celebram o Ňömigus Dyngus (na segunda-feira ap√≥s a P√°scoa come√ßam as festividades molhadas) jogando litros de √°gua uns nos outros. Antigamente, essa tradi√ß√£o era exclusivamente de homens solteiros implicando com mulheres solteiras, por√©m hoje em dia virou uma grande batalha d’√°gua, uns contra os outros. As armas usadas s√£o pistolas de √°gua, garrafas vazias de shampoo e detergente e, √© claro, o bom e velho balde. Na verdade, basicamente tudo que espirra √°gua pode ser usado.

11. Hummmm...Pretzel!

Os habitantes de Luxemburgo celebram o Bretzelsonnden, ou Domingo do Pretzel. Os homens dão às suas amadas um pretzel no domingo de ramos. Se ela aceita o presente, ele pode visitá-la no domingo de páscoa e recebe um ovo dela de presente. No ano seguinte, se seguem juntos, os papéis são invertidos e é a vez dela de dar o pretzel.

12. O Maior Ovo de P√°scoa do Mundo

O maior ovo de Páscoa do mundo foi construído na cidade de Vegreville, em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense. O ovo tem nove metros e é uma pêsanka, feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze. Legal, né?!

Bom, espero que tenham gostado do nosso post de hoje. Continuem acompanhando o nosso Blog!

Até o próximo post!

Fontes:

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio