Pular para o conteúdo principal

Curiosidades de Páscoa! 🐰



A Páscoa está chegando e, nada mais justo, do que fazer um post só com curiosidades sobre essa data deliciosa. Confira o nosso post de hoje e saiba mais sobre a Páscoa!

1. O Significado da Palavra: "Páscoa"

A palavra Páscoa tem origem hebraica (Pessach) e significa "Passagem". A Páscoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a “passagem” da escravidão para a liberdade. Um ritual de transição, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

2. A Páscoa Cristã

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua Ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

3. O Ovo

O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais.

4. Ovos de Chocolate

Na Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados. No século XVIII, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate. Uma ideia genial e que passa de geração para geração e, sendo inovada ano após ano.

5. O Coelho

Explicações para a figura pitoresca do coelhinho geralmente estão ligadas ao antigo festival anglo-saxão da Deusa da primavera, Eostre, cujo símbolo era um coelho, ligado à fertilidade.

6. Os Alemães e a America

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes Alemães por volta de 1700. Osterhase, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois.

7. A Páscoa na Etiópia

Os cristãos ortodoxos na Etiópia celebram a Páscoa de uma a duas semanas após a igreja ocidental, sendo que às vezes as datas coincidem. A Fasika (Páscoa) tem oito dias de jejum de carne e laticínios.

8. A Páscoa na Finlândia

Na Suécia e em partes da Finlândia, um mini Halloween acontece na quinta ou sábado antes da Páscoa. Garotinhas se vestem de bruxa, com trapos e roupas velhas e vão de porta em porta pedir doces.


9. A Páscoa na Índia

Na Índia, os hindus têm um festival chamado Holi. É o momento em que toda a população de religião hindu reúne-se para lembrar, dançando e tocando flautas, como o deus Krishna apareceu. É costume que o dono da casa marque a testa de seus convidados com um pó colorido.

10. Os Poloneses e a Batalha de Água

Poucas coisas representam tão bem a Páscoa como uma amigável batalha d’água! Isso é o que os poloneses pensam quando eles celebram o Śmigus Dyngus (na segunda-feira após a Páscoa começam as festividades molhadas) jogando litros de água uns nos outros. Antigamente, essa tradição era exclusivamente de homens solteiros implicando com mulheres solteiras, porém hoje em dia virou uma grande batalha d’água, uns contra os outros. As armas usadas são pistolas de água, garrafas vazias de shampoo e detergente e, é claro, o bom e velho balde. Na verdade, basicamente tudo que espirra água pode ser usado.

11. Hummmm...Pretzel!

Os habitantes de Luxemburgo celebram o Bretzelsonnden, ou Domingo do Pretzel. Os homens dão às suas amadas um pretzel no domingo de ramos. Se ela aceita o presente, ele pode visitá-la no domingo de páscoa e recebe um ovo dela de presente. No ano seguinte, se seguem juntos, os papéis são invertidos e é a vez dela de dar o pretzel.

12. O Maior Ovo de Páscoa do Mundo

O maior ovo de Páscoa do mundo foi construído na cidade de Vegreville, em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense. O ovo tem nove metros e é uma pêsanka, feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze. Legal, né?!

Bom, espero que tenham gostado do nosso post de hoje. Continuem acompanhando o nosso Blog!

Até o próximo post!

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!