Pular para o conteúdo principal

Curiosidades sobre a Primavera

Se engana quem diz que não gosta da Primavera. Afinal, essa estação Apaixonante inspira demais... Músicas, Atitudes, tudo muda com a chegada da Primavera... Tudo fica mais bonito e inspirador. Mas, pra sair do clichê, vamos mostrar nesse post alguns aspectos da Primavera que você provavelmente não sabia. Leia o nosso novo post e já deixe o seu comentário sobre uma linda lembrança de Primavera. Queremos saber!

1) A palavra primavera tem origem no latim e quer dizer princípio da boa estação (primo vere). Há muito tempo, o ano era dividido em apenas duas partes: veris que significa bom tempo e hiems, mau tempo. Foi a partir do século 17 que os estudiosos separaram em quatro estações.

Resultado de imagem para primavera

2) A primavera, assim como o outono, tem seu início no dia em que os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de sol fazendo com que a noite e o dia tenham a mesma duração de 12 horas cada. Isso se chama equinócio. Conforme os dias da nova estação passam, eles se tornam mais longos e as noites mais curtas.
Resultado de imagem para equinócio

3) Há mais de 4 mil anos os chineses celebram a chegada da estação das flores, em seu hemisfério, com a Festa da Primavera. As comemorações começam no dia 23 de dezembro e terminam em 15 de janeiro, aproximadamente, quando é chegado o ano novo lunar que conclui as festividades.

Resultado de imagem para festa da primavera china

4) Os pássaros que vivem em lugares frios procuram regiões mais quentes no inverno. A volta só acontece na primavera, quando o local onde estão também começa a esfriar e eles entendem que voltando para casa, eles terão alimento e abrigo para todos.

Imagem relacionada

5) Na primavera os dias passam a ser mais longos e as plantas, que são bastante sensíveis às mudanças de luz, temperatura e umidade, acumulam energia necessária para abrirem suas flores.

Resultado de imagem para spring wallpaper

6) Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite, são as principais flores da estação.

Resultado de imagem para flores primavera

7) Durante a primavera, muito além de enfeitarem, as flores são responsáveis pela reprodução de mais de 230 mil espécies de plantas floríferas

Imagem relacionada

8) Na primavera do hemisfério sul, os oceanos ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a estação ter temperaturas mais amenas. Já do hemisfério norte, que tem uma maior parte continental, quando é chegada a primavera, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente.

9) É hora de acordar! Durante todo o inverno, os animais hibernantes como morcegos, ouriços e esquilos entram em um sono profundo para poupar energia. Por isso, quando a primavera chega é como se um despertador avisasse para esses animaizinhos que é tempo de sair de casa.

Imagem relacionada

10) É durante a primavera que os efeitos do El Niño são mais fortemente sentidos aqui no Brasil, com o aumento das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, e intensificação da estiagem no Nordeste.

11) Apesar da Primavera iniciar maioritariamente a 20 de Março e 22 de Setembro, existem alguns anos em que começa a 21 de Março e 23 de Setembro, no hemisfério norte e sul, respectivamente. Isto acontece porque a terra não demora exatamente 365 dias a dar uma volta ao sol.

12) O início da Primavera marca o começo de um período onde é possível observar o fenómeno natural, que ocorre no hemisfério norte, conhecido como sol da meia noite. Durante este período o sol é visível durante o dia e a noite. Por outro lado, no hemisfério sul ocorre a noite polar, onde o sol não é visível durante o dia e a noite.

Resultado de imagem para sol da meia noite primavera

13)As alergias são muito comuns durante esta época do ano, parcialmente devido ao pólen libertado pelas flores.

Imagem relacionada

14) Muitas árvores, flores e plantas começam a crescer durante a primavera devido à maior disponibilidade de água, luz, calor e solo fértil.

Resultado de imagem para spring wallpaper

15) Em diversas culturas, a primavera é associada como a fase da beleza e da fertilidade da “mãe natureza”.
Resultado de imagem para mãe natureza

Bom, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa estação tão gostosa, aproveitem e façam vários registros lindos desse clima floral.
Até o próximo post!

Fontes:
Site "Sempre Família"
Site "SOS Curiosidades"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Aniversário de 15 anos: 5 ideias de presente para Debutante

Os quinze anos de uma menina marcam uma importante transição em sua vida, a mudança da infância para a fase adulta. Mesmo com o passar dos anos, a tradição de realizar uma grande festa nessa data continua firme e forte entre as famílias. As adolescentes aniversariantes costumam ficar muito empolgadas com os preparativos da festança e, aos convidados, sempre resta a dúvida sobre que presente dar para a debutante nesta data tão importante. O presente precisa ter a relevância da data e ao mesmo tempo tem que caber no bolso do convidado. Além disso, é muito importante que ele atenda ao gosto da aniversariante, que deve ficar satisfeita em recebê-lo, afinal, ninguém gosta de dar um presente e receber aquele sorriso amarelo em troca. Para te ajudar nessa missão, que nós sabemos que aflige boa parte dos convidados de uma festa de 15 anos, vamos dar algumas dicas de como acertar no presente para debutante. Confira!