Pular para o conteúdo principal

Ah, que saudades daquela Santos...

Resultado de imagem para santos antiga

Hoje Santos está cada dia mais moderna, mais cheia de luzes, carros, prédios, drogarias, estacionamentos e opções de lazer mas você já deve ter ouvido falar ou presenciado muita coisa que aconteceu aqui na cidade antigamente, né?! Impossível não lembrar com saudade de alguns lugares que marcaram época aqui em Santos. Vamos relembrar um pouquinho? Confira o nosso post de hoje!

1. Cine Iporanga

Resultado de imagem para cine iporanga
Cine Iporanga (extinto), no Gonzaga, em Santos
Foto: Blog "Cine Mafalda"


Inaugurado em 1954 com uma sala única, era considerado o mais moderno da cidade nos anos 1960. O Cine Iporanga fez sua estreia com o filme “Retrato de Jennifer”, produzido por David Selznick, dirigido por William Dieterle e estrelado pela atriz Jennifer Jones. A sala se tornou o principal lançador de filmes da Cine-Theatral. O espaço, considerado de luxo, exibia uma decoração composta por painéis artísticos que ao apagar das luzes se transformam em símbolos do zodíaco. Além disso tinha uma salão de espera com luxuoso bar, televisão e plantas tropicais colocadas sobre adornos de mosaicos coloridos. Alguns anos mais tarde, para se adequar aos novos conceitos, que não exigiam tantos lugares, acabou dividido em três: Iporanga 1, 2 e 3. Na década de 80 era um dos mais frequentados, sempre trazendo primeiros os grandes lançamentos do cinema. Encerrou suas atividades em 5 de março de 2001 demolido em 2004 para dar lugar a um empreendimento imobiliário que mesclou apartamentos residenciais, comerciais e um shopping, o Pátio Iporanga.

2- Lofty (Discoteca)

Resultado de imagem para loft danceteria santos
Antiga Discoteca "Lofty" localizada no Gonzaga.
Fonte: site "Melhor de Santos"

O Gonzaga era o lugar certo para quem gostava de dançar. A população Santista contava com a "Lofty" que funcionava de quinta a domingo e era frequentada por todos os tipos de pessoas e do outro lado tinha a concorrente "Zoom" que também começava na quinta a sua programação mas seguia mais para o lado "Disco", enquanto a Lofty oferecia vários estilos de músicas para os "pés de Valsa".

Resultado de imagem para discoteca zoom santos
Discoteca "Zoom" (extinta) localizada no Gonzaga 
Fonte: site "Melhor de Santos"

3- Cine Indaiá

Resultado de imagem para cine indaiá
Antigo Cine "Indaiá", localizado na Av. Ana Costa
Fonte: site "Jornal Eletrônico Novo Milênio"

Santos era considerada a Cinelândia Brasileira, sabia? Eis aqui mais um Cinema que vai deixar saudade, o cine Indaiá. Lembro-me bem que costumava haver muitas escolas a visitar o local para as sessões de filmes infantis, era uma festa tremenda. Lembro também de quão grande era esse cinema, haviam sessões que eram até em outros andares e as salas eram gigantes. Um lugar lindo e cheio de lembranças boas!

4 - Loja de Discos Ferrs

Resultado de imagem para loja de discos ferrs
Extinta loja "Ferrs" situada no Shopping Parque Balneário
Fonte: blog "Leva um Casaquinho"

Era a loja mais descolada da cidade, sempre abarrotada de LPs -- depois, CDs -- importados e sempre atualizadíssima -- ao contrário de seus concorrentes, que trabalhavam só com o arroz com feijão fornecido pelas gravadoras brasileiras.

Virou rapidamente o equivalente local às grandes lojas de São Paulo e Rio, como o Museu do Disco, Modern Sound, Brenno Rossi, Billboard e Bruno Blois. Tinha importação própria e trabalhava tão bem que durante algum tempo ganhou uma "quase filial": a Korneta, com LPs importados e equipamentos de som high-end.
Sobreviveu por 46 anos porém encerrou as suas atividades em 2016.

5 - Heavy Metal e Danceteria Planet Z

Resultado de imagem para danceteria planet z
Fonte: site "Juicy Santos"


Depois da Zoom, Lofty e Reggae Night, O Planet Z foi uma das melhores casas  que um dia existiu em Santos. Inaugurada em 1996 pelo Danilo Gouvêia e Claudio Mussi. A casa era situada em baixo do prédio na Avenida Vicente de Carvalho, 18, no Boqueirão, próximo ao Canal 3 (avenida Washington Luiz). 

Na década de 70, quando o prédio foi construído, funcionava no local o Cine Glória, posteriormente Cinema Um. Depois que fechou, o cinema deu lugar ao Heavy Metal, uma casa de shows de Toninho Campos que iniciou em 1982. Grandes músicos como Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, Edgard Scandurra, do Ira!, além de Tony Bellotto, do Titãs, lembram com carinho dos primeiros shows na casa que marcou os anos 1980 em Santos.

Depois do Heavy Metal  se transformou em uma casa de jogos de bilhar. Em seguida a danceteria a Planet Z, depois veio a Saturno e a People, mas sem muito sucesso. Hoje no local existe uma igreja evangélica.


6- Mythos

Resultado de imagem para mythos santos
Foto da Antiga "Mythos"
Fonte: site "BaresSP!"

Apesar de recente (2000 – 2005), a Mythos virou uma lenda a noite de Santos. As festas temáticas, muitas vezes idealizadas pelos “Brunos” Basso e Kemp foram momentos marcantes na cidade, por trazerem o conceito de “experiência” quando pouquíssimas empresas falavam nisso ainda. Festas com brindes, ações amarradas com as temáticas, tudo era muito megalomaníaco mas extremamente bem feito.

7- Restaurante Cibus (Piano-bar)

Resultado de imagem para restaurante cibus
Foto do Antigo restaurante "Cibus"
Fonte: site "Juicy Santos"

O Cibus Santos era considerado na época um “restaurante chique”, de culinária internacional.
O proprietário do Restaurante Cibus era o Sr. Izo Silvio, e o chef de cozinha era o Sr. José Benedito Milan (carinhosamente conhecido como Milani). Milani trabalhou no Cibus por 17 anos e faleceu em novembro de 2010, já bem velhinho.

Bom, esses foram apenas alguns locais que deixaram saudade aqui em Santos mas, com certeza, você deve conhecer outros lugares bacanas que marcaram época. Conte aqui, deixe a sua história registrada. Espero que gostem da nossa matéria de "Nostalgia Santista" e até a próxima!

Fontes: 

http://www.memoriadesantos.com.br/post/historia-dos-cinemas-em-santos-111/

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0145t.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!