sábado, 9 de dezembro de 2017

Curiosidades sobre o Natal

Resultado de imagem para santa claus gif

O Natal é uma data apaixonante e cheia de peculiaridades. Por isso, separamos uma lista com várias curiosidades sobre esse Dia tão Especial. Confira!!!

1. Alemães fizeram a primeira árvore de natal artificial.Elas eram feitas de penas de ganso e eram pintadas de verde.
2Luzes elétricas para árvores foram usadas pela primeira vez em 1895.
3. O primeiro Cartão de natal era vintage e foi inventado em 1843,na Era Vitoriana.
4. "Jingle Bells" foi primeiramente escrita para o Dia de Ação de Graças e se tornou uma das mais famosas canções natalinas.
5. Senhora Noel, esposa do Papai Noel,foi introduzida pela primeira vez ao mundo em 1889 no livro “Goody Papai Noel” em um passeio de trenó pela poeta Katherine Lee Bates.
6. Canções de Natal partiram de um velho costume Inglês -chamado Wassailing (do nórdico antigo “ves Heill”) – onde vizinhos brindavam a uma vida longa e saudável.
7. Nos primeiros dias, os brinquedos e doces eram pendurados na árvore de Natal.Ao início de 1900, os presentes foram embrulhados em papel de seda branco e fita de cetim vermelho.
8. O peru de natal foi servido pela primeira vez como prato principal da ceia em 1621, durante o dia de Ação de Graças, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

9. A figura do papai Noel é uma homenagem ao bispo católico São Nicolau, que presenteava crianças pobres no século IV.

10. Cerca de 40% dos brinquedos dados às crianças no Natal são quebrados em março.

11. A Estátua da Liberdade foi um presente de natal dado pela França aos Estados Unidos.

12. A música natalina Jingle Bells foi a primeira canção cantada no espaço, no dia 16 dezembro de 1965.

13. Para os amigos e vizinhos: Natal não é apenas o momento de congregar a família, mas todos os amigos e vizinhos. Na Europa era costume deixar a porta de casa aberta na noite de Natal para que todos que passassem pudessem participar da ceia.

14. Os franceses comem patês de trufas e frutos do mar na ceia de Natal, enquanto os portugueses não dispensam o bacalhau. Os alemães não comem peru e nem farofa, os italianos comem enguia e, na Espanha, é tradição a Rosca dos Reis Magos, com brinquedos no interior da massa.

15. Noite Feliz: A canção ‘Noite Feliz’ nasceu na Áustria, em 1818, na cidade de Arnsdorf. Quando ratos entraram no órgão da igreja e roeram os foles, o padre foi buscar um instrumento que pudesse substituir o antigo, para que o Natal não passasse sem música. Durante a procura, imaginou como teria sido a noite em Belém e surgiu a melodia.

16. Cores natalinas: O verde simboliza a vida e o renascimento; o vermelho representa o sangue de Jesus Cristo e o dourado referencia a luz, riqueza e realeza.

17. Luzinhas na árvore. Foi Edward Johnson, assistente de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, quem teve a ideia, em 1882, de colocar luzinhas nas árvores de Natal. A população só pode comprar as luzinhas, porém, a partir de 1890, nos Estados Unidos, quando foram produzidas em massa.

18. Foi São Francisco de Assis quem armou o primeiro presépio da história, na noite de Natal de 1223, na localidade de Greccio, na Itália.
Ele é o inventor do presépio e quis celebrar o Natal da forma mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e com um jumento vivos.
Nesse cenário foi celebrada a missa de Natal. O costume espalhou-se pela Europa e de lá pelo mundo.

Espero que tenham gostado, comemorem muito essa data tão especial!

Fonte: site "Pistas da História"
site: "Tok de História"
site: "História Digital"