terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como surgiu o Halloween? Entenda um pouco mais sobre esse dia...

Resultado de imagem para abracadabra gif

Doces, caveiras, fantasias, bruxas e até abóboras. Afinal, de onde veio essa celebração cheia de elementos inusitados? Aprenda um pouquinho sobre o Halloween.

Hoje em dia pode soar esquisito, mas o Halloween surgiu para espantar fantasmas. Uma antiga crença dos povos celtas dizia que as pessoas mortas durante o ano voltavam na noite de 31 de outubro e tentavam possuir os vivos.


A forma de escapar da maldição era tornar as casas indesejáveis: apagar fogueiras, vestir roupas esfarrapadas e sair pelas ruas dos vilarejos fazendo muito barulho. Acreditavam que tudo isso assustaria os espíritos.

Os romanos chegaram a adotar a tradição, mas abandonaram no século 1 d.C.


O Halloween é um dos costumes levados para os Estados Unidos pelos irlandeses, no século 19.

Com o tempo, a festa ganhou ares de celebração infantil, comemorado nos EUA com feriado e muitas vendas, já que acessórios, guloseimas e fantasias fazem parte da tradição.

Além da fantasia, uma tradição do Halloween bastante praticada nos EUA é passar de casa em casa gritando: "Doces ou travessuras?". Se a pessoa que atender tiver um bocado de gostosuras para ofertar, fica livre de pagar uma prenda.

A brincadeira é chamada de "souling" ("soul" quer dizer "alma"), e começou na Europa. No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, fiéis pediam "soul cakes" (bolos de alma). Eles eram feitos de pão com groselha e, para cada bolo recebido, a pessoa precisava fazer uma oração por um parente morto do doador.

Na Irlanda, berço do Halloween, as tradições celtas são mantidas. As pessoas acendem fogueiras e as crianças pedem "doces ou travessuras".

Em outras partes do mundo, a proximidade com novembro, quando muitos países homenageiam seus mortos, fez com que o Dia das Bruxas se misturasse aos costumes locais. Na Espanha, por exemplo, o Dia de Todos os Santos é celebrado em 1º de novembro. No México e no Peru, a data é encarada de maneira festiva, incluindo trajes e rituais locais.
Conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, o Halloween não era comemorado pelos brasileiros. Foi através das escolas de idiomas que a tradição se instalou aos poucos e hoje tornou-se febre entre os jovens. Bom, mesmo não fazendo parte da nossa cultura desde o começo, nós amamos o Dia das Bruxas, né?! 
Aproveite esse dia com tudo o que tem direito, divirta-se!
Gostosuras ou Travessuras?

Fonte: Site "Mensagens com Amor"