Pular para o conteúdo principal

São Cosme e Damião: História e Curiosidades

Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião.
Mas, você conhece a história deles e o por que distribuem doces em seu dia? Confira no post de hoje!

História
Resultado de imagem para dia de são cosme e damião

Eles eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano.


Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam a saúde do corpo e da alma, aliando o conhecimento da capacidade de cura do espírito, com às ciências médicas.


Foram presos e mortos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista essa acusação, a resposta deles era sempre: 
“Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Além disso, também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.


Curiosidades
Resultado de imagem para cosme e damião
  1. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.
  2. Eram chamados de médicos anargiros, já que não cobravam pelos seus serviços de cura; tornaram-se padroeiros de diversas associações médicas, sendo a primeira que se tem conhecimento a mais antiga da Europa, a Confrerie et College de Saint Côme, de 1226.
  3. Eles eram considerados inimigos do dinheiro e, posteriormente, foram acusados de serem inimigos do Império Romano; morreram degolados durante o domínio do imperador romano Deocleciano, por volta do ano 300 d.C.
  4. Sentenciados à morte, por não renunciarem à fé cristã, o Imperador teve que mudar diversas vezes a forma de matá-los. Eles não paravam de louvar a Deus e pedir salvação, – o que irritava o tirano cada vez mais – pois acreditavam que tudo o que estava acontecendo era um presente, porque estavam sendo dignos de sofrerem por Jesus. Por fim, morreram decapitados, depois de tentarem matá-los por flechadas, afogamento e queimados.
  5. Os fiéis médicos foram sepultados pelos seus pacientes e os restos mortais foram para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo Papa Felix IV, em Roma na Basílica do Fórum. Como morreram em testemunha e fé por Jesus Cristo, são considerados santos mártires. Portanto, celebra-se em 27 de setembro Cosme e Damião, dia dedicado em seus nomes.
  6. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los.
Bom, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre São Cosme e Damião.
Até o próximo post!

Fonte:
http://www.ebc.com.br/
https://alquimiadaalma.com.br
https://emais.estadao.com.br
https://www.iquilibrio.com
http://mitos-verdades-e-curiosidades.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Espada de São Jorge: Significado e Cuidados

A Espada de São Jorge já é bem conhecida por todos nós, desde os mais velhos até os supersticiosos, essa linda planta serve tanto para decoração quanto para proteção. Confira hoje, o significado e os cuidados que você deve ter com essa planta que está super em alta!