Pular para o conteúdo principal

Mini Wedding: Devo aderir a essa tendência?


O Mini Wedding está ficando cada dia mais comum. A Moda das festas extremamente caras e grandiosas está dando lugar ao minimalismo. O intimista virou moda e veio pra ficar... Mas, será que devemos aderir a esse modismo? Confira no post de hoje um pouco mais sobre o Mini Wedding.

O que é um Mini Wedding?

É considerado Mini um casamento que tenha até 100 convidados. Além disso, o que realmente caracteriza o estilo é o fato de serem casamentos mais intimistas, aconchegantes e com muita proximidade entre os noivos e convidados, ou seja, apenas os melhores amigos e os familiares mais próximos. É o formato perfeito para aqueles que sonham com um dia pra lá de especial onde possam desfrutar a companhia de cada convidado como se fosse um almoço/jantar entre amigos e familiares.

Casamentos que tenham de 10 a 40 convidados já são considerados como Micro Weddings.

Por que devo aderir ao Mini Wedding?
Resultado de imagem para mini wedding
  • Tempo de Planejamento: O fato de ter proporções menores não significa falta de planejamento. Mas no Mini Wedding — após o pedido de casamento — o tempo entre os preparativos e a data tende a ser menor quando comparado aos casamentos tradicionais. Isso s deve às características mais simples, o número de fornecedores não é tão grande, situação responsável pela necessidade de antecedência, dada a dificuldade de encontrar e conciliar datas.
  • Envolvimento: A lista seleta, que gira em torno de 50 a 80 convidados, acaba por reunir no casamento as pessoas mais próximas dos Noivos. Com isso, é super normal que os preparativos do casamento tenham a contribuição deles: seja para pôr a "mão na massa" ou para contribuir com ideias. Além disso, o casal tem a possibilidade de se aventurar no DIY (Do It Yourself – ou faça você mesmo) para os detalhes da decoração do espaço e mimos personalizados para os que estarão presentes. Quer mais intimista que isso?
  • Formalidades? Aqui não!: Os cenários que compõem as cerimônias e festas íntimas costumam ser ricos em detalhes, o que contribui com a decoração de estilos em alta, como: o boho, o vintage e o rústico.
    A beleza natural destes ambientes não combinam com comportamentos engessados. Muito pelo contrário, faz com que todos se sintam mais à vontade e acolhidos, o que faz com que aproveitem mais o casamento e até se sintam em casa. 
  • Orçamento: As proporções menores do Mini Wedding fazem com que seja opção certa para os casais que desejam se casar mas precisam conter os investimentos. O conforto financeiro desse formato de casamento também dá espaço para a realização de outros grandes sonhos. A Lua de Mel, por exemplo, fica garantida. Assim, os noivos conseguem conhecer o destino escolhido sem comprometer o orçamento e curtir todos os momentos inesquecíveis com tranquilidade.
Dicas para o seu Mini Wedding
Imagem relacionada

1- Reduza a sua lista de convidados: Façam uma lista de pessoas muito próximas, aquelas que fizeram parte dos momentos mais incríveis e marcantes das suas vidas. Creio que isso ajudará a trazer um grupo seleto ao seu casamento. O intuito é ser realmente intimista e que todos se sintam em casa. Além disso, trará o benefício da economia, né?! Quanto menos convidados, melhor para o bolso dos noivos.

2. O Lugar: Faça um orçamento nos locais que mais gosta e que mais te trazem a sensação de "casa". A essência desse casamento é o aconchego. Então, escolha a dedo os lugares onde você se vê casando e, negocie. As vezes, você pode encontrar o lugar perfeito mas o preço não é tão bom mas conversando vocês podem acabar fechando negócio. 


3. Cardápio: Certamente essa escolha tem influência direta no custo total da festa de casamento. Empratado, Buffet, Fingers Food ou Cocktail são as principais opções.

  • Empratado: Exige uma estrutura de cozinha industrial maior e um número de funcionários tanto para a produção como para servir os convidados. Essa modalidade costuma ter um valor maior do que as outras opções.
Resultado de imagem para empratado
  • Buffet: Montar um Buffet fixo em um ou dois pontos é uma opção mais econômica em relação ao Empratado, mas também tem suas complexidades, como: Manter as reposições, evitar filas, manter uma margem de segurança de cada prato, sobras de comida etc. Essa opção, dependendo do cardápio, também eleva bastante o custo final da festa.
Resultado de imagem para buffet casamento
  • Finger Food: É o tipo de cardápio que você pode comer com as mãos sem que seja necessário sentar-se à mesa e usar pratos e talheres. Nessa categoria podemos incluir: mini quiches, mini sanduíches, espetinhos de frios, salgados folhados, salgados fritos, além dos tradicionais canapés frios e quentes, pratos esses que são mais simples e rápidos de se produzir. Essa opção é excelente para mini casamentos pois possui um valor mais acessível.
Resultado de imagem para finger food

Cocktail: O foco nessa opção não é a comida. Quando o casamento tem uma duração menor, não se faz necessário servir algo para alimentar os convidados. Mas também nada impede que tenha salgados ou os próprios fingers food.

Resultado de imagem para coquetel de casamento

4. A Escolha do Entretenimento: Essa escolha é muito pessoal e deve ser feita pelos noivos. Que tal chamar aquele DJ que vocês adoram? E, aquela banda que vocês adoram? A escolha é muito particular e tudo depende do local escolhido para esse dia especial. Negocie com as empresas condições favoráveis e se necessário reduza o tempo da apresentação, quantidade de funcionários e equipamentos ou itens que elevam o orçamento. 

Resultado de imagem para band in a wedding

5. Assessoria: Tudo ficará mais fácil com uma assessoria para sua festa. É papel do Assessor participar das escolhas das empresas, instruir sobre questões financeiras, dar dicas e tirar dúvidas e por fim, conduzir os protocolos da cerimônia religiosa e da festa. A experiência desses profissionais são fatores importantes na hora de fazer as melhores escolhas para economizar no casamento. Além disso, os Noivos não ficarão tão sobrecarregados, o casamento é um dia para todos curtirem e a assessoria cuida para que tudo fique dentro do planejado pelos noivos.
Resultado de imagem para assessoria de casamento

Bom, espero que tenham gostado das dicas e que pensem, sinceramente, em aderir a essa tendência. 
Se você se interessou, que tal fazer o seu Mini Wedding aqui na Buon Giorno? Temos um espaço lindo para o seu dia especial! Além disso, temos um cardápio repleto de delícias caseiras. Que tal? Agende uma visita: (13) 3237.0102

Esperamos vocês. Até o próximo post!

Fontes:

Le Jour
https://lejour.com.br/home

Lapis de Noiva
https://lapisdenoiva.com/

Blog Na Mosca Eventos
https://www.namoscaeventos.com.br/blog/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!