terça-feira, 2 de abril de 2019

É Mentira!!! A Origem do 1º de Abril

Dia 1º de Abril já ficou caracterizado como o "Dia da Mentira" e conhecemos isso desde criança. Mas, você já parou pra pensar o porque desse dia ter se tornado o dia oficial da Mentira? Leia o nosso post e descubra! E isso não é mentira, hein?!

A brincadeira teve origem na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da Primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e bailes super animados noite adentro, duravam uma semana, terminando no dia 1º de abril.
Foto: Carlos 9º, Rei da França em 1560

Em 1562, porém, o Papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão, conhecido como: "Calendário Gregoriano", em que o Ano Novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.
Foto: Calendário Gregoriano

Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “Bobos de Abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1º de abril.

Da França para o Mundo, a mania de pregar peças neste dia virou tradição e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais famosos aconteceu em 1848. Um jornal chamado sugestivamente de "A Mentira" noticiou o falecimento do então imperador do Brasil Dom Pedro II. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França.

Foto: Dom Pedro II

E aí, qual foi a maior mentira que você contou nesse dia? Conta pra gente! Vamos adorar saber. 😉

Bom, espero que tenham gostado da nossa matéria de hoje. Até o próximo post!

Fontes: 
Site "Veja"

Nenhum comentário:

Postar um comentário