Pular para o conteúdo principal

É Mentira!!! A Origem do 1º de Abril

Dia 1º de Abril já ficou caracterizado como o "Dia da Mentira" e conhecemos isso desde criança. Mas, você já parou pra pensar o porque desse dia ter se tornado o dia oficial da Mentira? Leia o nosso post e descubra! E isso não é mentira, hein?!

A brincadeira teve origem na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da Primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e bailes super animados noite adentro, duravam uma semana, terminando no dia 1º de abril.
Foto: Carlos 9º, Rei da França em 1560

Em 1562, porém, o Papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão, conhecido como: "Calendário Gregoriano", em que o Ano Novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.
Foto: Calendário Gregoriano

Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “Bobos de Abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1º de abril.

Da França para o Mundo, a mania de pregar peças neste dia virou tradição e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais famosos aconteceu em 1848. Um jornal chamado sugestivamente de "A Mentira" noticiou o falecimento do então imperador do Brasil Dom Pedro II. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França.

Foto: Dom Pedro II

E aí, qual foi a maior mentira que você contou nesse dia? Conta pra gente! Vamos adorar saber. 😉

Bom, espero que tenham gostado da nossa matéria de hoje. Até o próximo post!

Fontes: 
Site "Veja"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!