quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Parabéns, Santos ❤ - 473 Anos de História

Nesse Sábado, dia 26 de Janeiro, a nossa querida Santos comemora 473 anos. E, para celebrar esse dia tão importante, que tal falarmos um pouco sobre a nossa cidade? Confira algumas curiosidades no post de hoje!
1. O seu jardim à beira-mar, 5.335 metros  de comprimento, figura no Guinness Book of Records como o maior jardim à beira-mar do mundo.
Resultado de imagem para jardins de santos

2. Nossa Senhora do Monte Serrat é a santa padroeira da cidade, que a ela atribui vários milagres. Foi a santa que, em 1615, salvou a Vila de Santos de um ataque de piratas holandeses e livrou o barco nacional Araguary de um naufrágio certo, em 1926.
Resultado de imagem para nossa senhora do monte serrat

3. Único esporte tipicamente brasileiro, o tamboréu nasceu nas praias santistas nos anos 1930. Praticamente, só se joga tamboréu em Santos e, quando se vê alguém praticando o esporte em outra localidade, pode contar que foi ensinado por um santista.
Resultado de imagem para tamboréu

4. Muitos moradores acreditam que o leito da Lagoa da Saudade, no alto do Morro da Nova Cintra, é um extinto vulcão.  Durante muitos anos, a Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra) esteve envolta em mistério, pois moradores garantiam ter visto um jacaré. Em fevereiro de 2004 veio a confirmação: um jacaré-de-papo-amarelo saiu da lagoa, atravessou a avenida e se escondeu em uma casa em construção.

Resultado de imagem para lagoa da saudade

5. José Menino é um bairro da cidade de Santos.
José Honório Bueno era um lavrador proprietário de terras entre São Vicente e o Canal 2, chamado de José Menino por ser uma pessoa muito brincalhona e com espírito de moleque. Seu nome acabou por batizar a região.
Resultado de imagem para josé menino

6. Santos foi considerada a melhor grande cidade brasileira para se viver, segundo pesquisas feitas pela consultoria Delta&Finance/América Economia, que analisam quesitos como saúde, segurança, educação, saneamento básico, etc.
Resultado de imagem para passeio na orla de santos

7. A primeira vez que o surf foi praticado no Brasil foi em Santos, em 1934. Apesar do Gabriel Medina ter sido o primeiro brasileiro a conquistar a liderança mundial, os santistas defendem Picuruta Salazar (nascido em Santos) por ter sido o brasileiro que mais conquistou títulos no surf.

Resultado de imagem para picuruta salazar

8. O porto de Santos é o mais movimentado da América Latina e concentra mais de 50% do PIB do país em sua área de influência econômica.
Resultado de imagem para porto de santos

9. O ‘Patriarca da Independência’, José Bonifácio de Andrada e Silva, nasceu em Santos, em 13 de junho de 1763.

Resultado de imagem para josé bonifácio de andrada e silva

10. Os santistas atribuem a Santo Antonio do Valongo o milagre de impedir, em meados de século XIX, a demolição da igreja que leva o seu nome, para a construção da estação da São Paulo Railway, a primeira do Estado de São Paulo. Nenhum operário conseguiu remover a estátua do santo, só o mosteiro da igreja foi destruído para construir a estação e o Santuário do Valongo existe até hoje.
Resultado de imagem para santo antonio do valongo santos


Bom, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a nossa cidade querida.

Até o próximo post e parabéns, Santos!

Fontes:
Blog "Vocare"

Nenhum comentário:

Postar um comentário