quarta-feira, 23 de maio de 2018

Dia do Orgulho Nerd

Maio é conhecido pelo mês das noivas, mas o que muitos não sabem é que ele ostenta uma data muito especial e que nada tem a ver com véus e grinaldas, e sim com espadas, capas e máscaras. Comemorado em 25 de Maio, o Dia do Orgulho Nerd surgiu como uma forma de exaltar a cultura nerd/geek ao redor do planeta. Descubra mais esse mundo fantástico, clique aqui! 
O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio. A iniciativa surgiu em 2006, na Espanha, através de uma mobilização em fóruns da internet que criou o evento “Dia del Orgullo Friki”, a iniciativa foi bem aceita e começou a viralizar ao redor do mundo.

Mas por que dia 25 de Maio?


Foi exatamente nesta data, em 1977, que foi lançado o filme mais aclamado de todos os tempos, Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança. O episódio de uma saga responsável pela popularização de personagens como Darth Vader, Mestre Yoda, Luke SkyWalker e Princesa Léia.

Dia da Toalha e Orgulho Nerd?


Algo que poucos imaginavam, é que o dia da toalha tem uma ligação íntima com o Dia do Orgulho Nerd. Para os fãs de livros de ficção, o chamado “Dia da Toalha” em 25 de Maio é uma homenagem para a série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, escrita por Douglas Adams, que é um marco na literatura geek mundial. E por conta disso, muitos fãs da série carregam uma toalha na mochila ou na cintura durante o 25 de Maio. Então, nada de vergonha: escolha a mais felpuda peça do seu armário, coloque na bolsa e saia para o mundo portando o utensílio mais versátil dos mochileiros.

O que fazer no Dia do Orgulho Nerd?

E para celebrar o Dia da Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, decidimos listar algumas das coisas que todo nerd faz. Se você se enquadra nesses itens, seja bem-vindo ao mundo geek.

1) Vença seus medos cibernéticos
Este é o dia ideal pra tirar a prova dos nove com aquele CSS bravo ou aprender a mexer de verdade com seu celular multifuncional. Importante: não leia o manual de instruções. Nunca. Jamais.


2) Tire a toalha do armário
Como já falamos, não tenha medo de carregar sua toalha. Acredite, ser conservador é digno de orgulho.


3) Três nunca é demais: ler, assisir e jogar.
Já reparou como o mundo nerd é cheio de múltiplos de três? Por exemplo, Matrix e Senhor dos Anéis são trilogias. Por causa disso, esbalde-se em filmes e séries com mais de três horas, livros com seiscentas páginas e jogue mais de 6 horas online.




4) Jogue mais um pouco
Trekkiesotakus e pottermaníacos concordam: nada como uma boa partida de videogame para agitar os ânimos. Um tabuleiro de RPG também pode garantir diversão, gritos e brigas por várias horas. Junte almofadas e bebidas com aqueles copos maneiros dos personagens, afinal, você nunca sabe quanto tempo durarão as partidas.



5) Faça cosplay
E se você for aquele geek raiz, não adianta fugir da raia: é preciso viver a experiência. Escolha um personagem de filme ou livro, revire seu armário e transforme-se! Não precisa ser nada elaborado: o importante é a intenção. Lembre-se: cosplay é diferente de fantasia, então atenção ao imitar os gestos e o modo de falar do seu personagem, sempre com dignidade, por favor.




6) Poste
Qual é a graça de viver um dia realmente geek se não for contar pra ninguém? Jogue tudo no Twitter, no blog, no Insta, no Face e onde quiser! Troque experiências, links e gírias com seus seguidores.


Gostou de saber mais sobre o Dia do Orgulho Nerd? Continue acompanhando o blog da Buon Giorno Conceito para mais conteúdos e lembre-se “May the Force be with you”, ou seja, “Que a força esteja com você”.