Pular para o conteúdo principal

Presentear com chocolate? Saiba como ele pode fazer bem à saúde!


Quem resiste a um delicioso chocolate? Seja em pó, em barra ou na versão líquida, são poucas as pessoas que dispensam esse alimento que já entrou para a lista dos mais desejados do planeta. Não é à toa que, por ele ser tão apreciado em todas as idades, presentear com chocolate virou uma excelente forma de agradar e surpreender quem amamos.
Até a origem do nome demonstra porque o chocolate é tão cobiçado. Ele é preparado a partir das sementes de cacau cujo nome científico Theobroma cacao, significa, literalmente, “alimento dos deuses”. Talvez por isso, nem mesmo os incas, maias e astecas tenham resistido ao sabor inigualável do cacau, pois o consideravam como fonte de poder, servido somente aos imperadores.

Consumir regularmente traz grandes benefícios 

O que muita gente não sabe é que, além de ser irresistível ao paladar, o chocolate proporciona uma série de benefícios para a saúde, desde que consumido com moderação e observando a composição do produto. Dentre os principais benefícios estão o controle da pressão arterial, diminuição do colesterol ruim e redução de processos inflamatórios.
Veja os principais motivos – comprovados cientificamente – para consumir doses diárias de chocolate:

Previne doenças cardíacas e reduz a pressão arterial

Segundo a ANVISA, é preciso que o alimento tenha, no mínimo, 25% de cacau para ser considerado “chocolate”, sendo que quanto maior a quantidade de cacau, mais saudável ele se torna.
Consumir, por exemplo, 30 a 100 gramas diárias de chocolate do tipo amargo (com 50% a 70% de cacau em sua composição) previne doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. O efeito é resultado da presença de substâncias chamadas flavonóides (fenóis), antioxidantes que melhoram a função interna dos vasos e a circulação significativa do sangue no organismo.

Reduz processos inflamatórios do organismo

Após apenas duas semanas de consumo diário, o chocolate é capaz de reduzir os níveis de cortisol no organismo. Conhecido como o “hormônio do estresse”, o cortisol em excesso também é responsável por aumentar processos inflamatórios, a pressão sanguínea e produzir descontrole hormonal.

É fonte de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes

Os grãos do cacau são ricos em tantos nutrientes que a lista de benefícios torna-se quase infindável. Além dos motivos citados acima, o chocolate possui mais antioxidantes, que atuam diretamente contra o envelhecimento precoce, que o morango, a romã, o vinho e o chá verde junto! É rico, também, nas vitaminas A, B, C, D e E, além de minerais como ferro, fósforo e magnésio; contém polifenóis, que são substâncias vasodilatadoras que auxiliam na redução da arteriosclerose, e ainda, nutrientes como teobromina e anandamida que aceleram o metabolismo, ajudando a controlar o peso.

Promove o bem-estar e aumenta a libido.

O cacau eleva os níveis de serotonina e endorfina, os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Outras substâncias presentes são o triptofano, chamado o “hormônio do prazer”, e a feniletilalanina, responsável por estimular a “atração” à primeira vista. 

Favorece o sistema nervoso

O chocolate é, ainda, um grande aliado do sistema nervoso central, tanto que na Inglaterra médicos têm utilizado o alimento no tratamento de pacientes com Mal de Alzheimer. Os benefícios são pela presença de substâncias como a teobromina, que estimula todo o sistema nervoso, deixando-nos mais ativos e dispostos, e os já citados triptofano e flavonóides, que aumentam a proliferação de neurônios, sendo que esses últimos também previnem a formação de coágulos sanguíneos.

Presentear com chocolate é promover saúde

Com tantos benefícios para o organismo, além do sabor inigualável, dar chocolates de presente é uma das melhores opções para deixar datas especiais ainda mais inesquecíveis.
Na hora de escolher, basta ficar atento às diversas versões que atendem a todos os gostos. Considerado o mais saudável, o chocolate amargo é feito de puro cacau e não contém adição das gorduras do leite. Já os diet são os mais indicados para os diabéticos, por não possuírem açúcar. Existem diversas opções saudáveis e saborosas para quem sofre de intolerância à lactose, feitos à base de soja, com a vantagem adicional de não possuírem gordura trans.
Que tal, agora, presentear com chocolate quem é especial na sua vida? Veja opções irresistíveis e saudáveis aqui e não perca mais tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!