sexta-feira, 14 de julho de 2017

Presentear com chocolate? Saiba como ele pode fazer bem à saúde!


Quem resiste a um delicioso chocolate? Seja em pó, em barra ou na versão líquida, são poucas as pessoas que dispensam esse alimento que já entrou para a lista dos mais desejados do planeta. Não é à toa que, por ele ser tão apreciado em todas as idades, presentear com chocolate virou uma excelente forma de agradar e surpreender quem amamos.
Até a origem do nome demonstra porque o chocolate é tão cobiçado. Ele é preparado a partir das sementes de cacau cujo nome científico Theobroma cacao, significa, literalmente, “alimento dos deuses”. Talvez por isso, nem mesmo os incas, maias e astecas tenham resistido ao sabor inigualável do cacau, pois o consideravam como fonte de poder, servido somente aos imperadores.

Consumir regularmente traz grandes benefícios 

O que muita gente não sabe é que, além de ser irresistível ao paladar, o chocolate proporciona uma série de benefícios para a saúde, desde que consumido com moderação e observando a composição do produto. Dentre os principais benefícios estão o controle da pressão arterial, diminuição do colesterol ruim e redução de processos inflamatórios.
Veja os principais motivos – comprovados cientificamente – para consumir doses diárias de chocolate:

Previne doenças cardíacas e reduz a pressão arterial

Segundo a ANVISA, é preciso que o alimento tenha, no mínimo, 25% de cacau para ser considerado “chocolate”, sendo que quanto maior a quantidade de cacau, mais saudável ele se torna.
Consumir, por exemplo, 30 a 100 gramas diárias de chocolate do tipo amargo (com 50% a 70% de cacau em sua composição) previne doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. O efeito é resultado da presença de substâncias chamadas flavonóides (fenóis), antioxidantes que melhoram a função interna dos vasos e a circulação significativa do sangue no organismo.

Reduz processos inflamatórios do organismo

Após apenas duas semanas de consumo diário, o chocolate é capaz de reduzir os níveis de cortisol no organismo. Conhecido como o “hormônio do estresse”, o cortisol em excesso também é responsável por aumentar processos inflamatórios, a pressão sanguínea e produzir descontrole hormonal.

É fonte de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes

Os grãos do cacau são ricos em tantos nutrientes que a lista de benefícios torna-se quase infindável. Além dos motivos citados acima, o chocolate possui mais antioxidantes, que atuam diretamente contra o envelhecimento precoce, que o morango, a romã, o vinho e o chá verde junto! É rico, também, nas vitaminas A, B, C, D e E, além de minerais como ferro, fósforo e magnésio; contém polifenóis, que são substâncias vasodilatadoras que auxiliam na redução da arteriosclerose, e ainda, nutrientes como teobromina e anandamida que aceleram o metabolismo, ajudando a controlar o peso.

Promove o bem-estar e aumenta a libido.

O cacau eleva os níveis de serotonina e endorfina, os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Outras substâncias presentes são o triptofano, chamado o “hormônio do prazer”, e a feniletilalanina, responsável por estimular a “atração” à primeira vista. 

Favorece o sistema nervoso

O chocolate é, ainda, um grande aliado do sistema nervoso central, tanto que na Inglaterra médicos têm utilizado o alimento no tratamento de pacientes com Mal de Alzheimer. Os benefícios são pela presença de substâncias como a teobromina, que estimula todo o sistema nervoso, deixando-nos mais ativos e dispostos, e os já citados triptofano e flavonóides, que aumentam a proliferação de neurônios, sendo que esses últimos também previnem a formação de coágulos sanguíneos.

Presentear com chocolate é promover saúde

Com tantos benefícios para o organismo, além do sabor inigualável, dar chocolates de presente é uma das melhores opções para deixar datas especiais ainda mais inesquecíveis.
Na hora de escolher, basta ficar atento às diversas versões que atendem a todos os gostos. Considerado o mais saudável, o chocolate amargo é feito de puro cacau e não contém adição das gorduras do leite. Já os diet são os mais indicados para os diabéticos, por não possuírem açúcar. Existem diversas opções saudáveis e saborosas para quem sofre de intolerância à lactose, feitos à base de soja, com a vantagem adicional de não possuírem gordura trans.
Que tal, agora, presentear com chocolate quem é especial na sua vida? Veja opções irresistíveis e saudáveis aqui e não perca mais tempo.