Pular para o conteúdo principal

Veja como cuidar de Orquídeas e conservá-las por mais tempo


Muitas pessoas alegam que não sabem como cuidar de orquídeas, por acreditarem que essas plantas são difíceis e exigem muito conhecimento técnico.
Mas a verdade é que algumas práticas simples são suficientes para manter uma orquídea feliz e com lindas flores enfeitando o ambiente.
Confira que tipos de cuidados merecem atenção:

Envasamento

Vasos de plástico exigem mais cuidados no momento de regar as orquídeas, pois, como acumulam água, podem deixar as plantas muito encharcadas.
Por isso, o ideal é optar por vasos de barro, que possuem mais porosidade e drenam a água mais facilmente.
É importante garantir que a base da orquídea esteja a pelo menos dois dedos abaixo da boca do vaso.
Ela também deve estar acomodada de modo que a sua parte posterior fique encostada em um dos lados do vaso. Dessa forma, o desenvolvimento da planta fica mais firme.
Uma orquídea bem ramificada ou com raízes muito grandes precisa ser realocada em um vaso maior ou dividida em mais de um vaso.
A substituição do vaso também deve ocorrer quando o substrato estiver drenando mal a água, o que ocorre por causa do excesso de raízes.
No momento da troca, recomenda-se o acréscimo de musgo ou chip de fibras de coco à planta.

Adubação

Assim como outros tipos de plantas, as orquídeas precisam de nutrientes para crescer, mas é necessário cuidado com o exagero, que é pior do que a falta.
Cada tipo de adubo possui recomendações diferentes sobre a dose e forma de aplicação. Geralmente, a fibra de coco, ou xaxim, onde as flores são plantadas, já fornece naturalmente alguns nutrientes.
Em casas especializadas, é possível encontrar adubos adequados, que devem ser utilizados em intervalos de três meses ou mais.
É importante ressaltar que o adubo não deve ser colocado próximo ao bulbo da orquídea, e, sim, em um canto do vaso, pois ele se dissolverá aos poucos, a cada irrigação.
A adubação foliar deve ser feita com borrifadores, utilizando misturas próprias de adubo mineral dissolvidas em água. A frequência pode ser a cada quinze dias ou mais.

Rega

Orquídeas não gostam de ambientes com água demais. O excesso faz com que as raízes fiquem sem oxigênio e apodreçam, favorecendo o ataque de fungos e outros parasitas.
O ideal é que as regas sejam realizadas aproximadamente duas vezes por semana, quando é possível perceber que o substrato drenável onde ela está encontra-se seco.
A rega deve ocorrer preferencialmente pela manhã ou no fim da tarde, pois, se feita à noite, as folhas ficarão molhadas por muito tempo.

Poda

Uma dica importante para o momento da poda é esterilizar a tesoura antes de cortar a orquídea. Isso pode ser feito com um maçarico ou mesmo no fogo do fogão. Depois, é preciso esperar o instrumento esfriar para que seja feita a poda.
Antes de utilizar a tesoura em outro vaso, é necessário repetir a esterilização. Assim, evita-se a transmissão de possíveis contaminações de uma planta a outra.
Após o processo, pode-se utilizar canela em pó no local onde foi feito o corte, pois a especiaria serve como um cicatrizante natural.
Seguindo essas dicas, certamente você terá flores mais bonitas e que se conservarão por muito mais tempo. 
E agora que você já sabe como cuidar de orquídeas, leia nosso artigo sobre a orquídea azul e conheça os segredos de sua exótica beleza!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!