sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Conheça a Orquídea Azul e os segredos de sua exótica beleza


Beleza e raridade são algumas das características valorizadas quando falamos de flores. E uma exótica variedade que reúne as duas é a orquídea azul.
Associada à paz e tranquilidade, essa flor de cor azul é ideal para presentear entes queridos em diversas situações. No artigo de hoje, conversaremos sobre o processo de criação da orquídea azul, os cuidados que precisam ser tomados e quando fazer dessa linda flor um presente. Continue a leitura!

Como é produzida uma orquídea azul?

O método mais comum para a criação da orquídea azul é o da inserção de uma tinta especial em sementes de orquídeas naturalmente brancas. Esse processo químico não utiliza substâncias tóxicas à planta, portanto, não traz prejuízos para a mesma.
As tonalidades de azul podem variar de orquídea para orquídea, com algumas apresentando tons mais marcantes que outras. Como cada flor absorve e processa a tinta de uma maneira diferente, é possível que esse método resulte em diferentes flores mesmo que elas recebam a mesma quantidade do material.
Um outro método de produção de orquídeas azuis, proveniente dos Estados Unidos, utiliza uma técnica semelhante à anterior. A diferença se resume na inserção da tinta na planta, que neste caso acontece no caule de uma orquídea branca já desenvolvida. Nele, as futuras florações poderão apresentar tons azuis ou brancos, a depender de como a planta absorverá a tinta.

Quais os cuidados necessários?

A orquídea azul não exige muitos cuidados diferentes, se a compararmos com outras orquídeas. Elas devem ser regadas e adubadas como qualquer outra.
Entretanto, o que deve ser observado é que as orquídeas azuis exigem um pouco mais de água que as outras. A adubação também deve ser precisa e ocorrer a cada quinze dias.
É preciso ter muita cautela ao cuidar de uma orquídea, já que ela necessita de, pelo menos, quatro horas diárias de sol. Além disso, o excesso de algum componente é muito mais prejudicial do que a sua falta. Portanto, não encharque demais a sua orquídea, nem exagere na quantidade de adubo, caso contrário sua planta morrerá mais rapidamente.
Tenha também atenção para combater o surgimento de pragas e insetos quando necessário. Ao primeiro sinal de problemas desse tipo, faça o reconhecimento do bicho que está atacando a sua orquídea para, então, identificar as causas da vulnerabilidade na planta.

Como presentear com uma orquídea azul?

A cor azul tem um grande significado. Ela é frequentemente associada a características como estabilidade, serenidade, confiança, lealdade e inteligência. Tons azulados pertencem às cores frias, que passam uma sensação de paz e tranquilidade.
Ao escolher uma orquídea azul como presente, você está desejando bons momentos a seu ente querido. As orquídeas azuis podem ser utilizadas para presentear pessoas em situações difíceis, como na de recuperação de procedimentos médicos, por exemplo.
Oferecer uma orquídea azul é também uma ótima maneira de desejar boas-vindas para novas vidas! Por isso, essa flor é uma ótima opção para presentear uma mamãe que acabou de dar à luz uma criança.
A orquídea azul é uma linda variação dessa flor tão bela, perfeita para você presentear quem é especial ou mesmo para simplesmente decorar a sua casa. Você tem orquídeas em casa ou conhece pessoas que se interessam por flores? Que tal compartilhar este artigo com elas nas suas redes sociais?