quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Halloween: conheça 5 curiosidades sobre essa data


​Uma das tradições mais antigas e difundidas no mundo é o Halloween. A data, celebrada dia 31 de outubro, reúne crianças que se fantasiam e pedem doces, adultos pregando peças nos amigos, guloseimas e muita diversão.
Mas você sabe como começou tudo isso ou de onde vem esse nome? Abaixo, reunimos 5 curiosidades para explicar tudo sobre essa tradição para você. Confira!

1. Como surgiu o Halloween

A versão ancestral do que conhecemos hoje como Halloween começou na Irlanda há cerca de 2.500 anos. O ritual indicava o início do festival de Samhain, que celebrava o fim de 3 coisas: da colheita, do ano e do verão. 
Os celtas que habitavam a região acreditavam que na noite do dia 31 de outubro era possível entrar em contato com o mundo dos mortos e que espíritos, demônios, bruxas e fadas ficavam à solta no plano terrestre.
Um pouco depois do século IX, os festejos foram influenciados pela Igreja Católica, que, ao tentar acabar com a celebração, consagrou o dia 1º de novembro como o dia de Todos os Santos. Foi a partir disso que surgiu o nome Halloween, que significa All Hallows Eve (Véspera do dia de Todos os Santos). Curioso, não?

2. O porquê das fantasias, abóboras e outras tradições

Para escapar das assombrações, os celtas tinham alguns costumes bastante peculiares.
Um deles, por exemplo, era apagar o fogo em suas casas a fim de deixá-las frias e indesejáveis. Eles também a enfeitavam com restos de comida e coisas estragadas para torná-las mais feias. Depois, se vestiam com roupas rasgadas, sujas e esfarrapadas, fazendo barulhos pelas ruas para espantar os espíritos. Com o passar dos anos, esses costumes foram adaptados para o que conhecemos hoje.
Já a associação da abóbora ao Halloween surgiu de uma lenda irlandesa: Jack O’Lantern, o homem que enganou o diabo e virou uma alma penada. Para espantar seu espírito nas festividades, os irlandeses colocavam velas acesas dentro de nabos em frente às suas casas. O costume foi levado para os EUA, onde passaram a usar abóboras, já que eram mais abundantes e maiores que o nabo.

3. Como se tornou tão popular nos EUA

Com a imigração para a América do Norte, no início do século XIX, os irlandeses levaram diversos de seus costumes, entre eles, o Halloween.
Com o passar do tempo, as festividades se tornaram muito grandes e se converteram em feriado nos EUA, quando se reúnem familiares, amigos, vizinhos e muitas crianças que se divertem fantasiadas no dia 31 de outubro.

4. Gostosuras ou travessuras

Certamente você já escutou a frase "doces ou travessuras?", não é mesmo? A principal diversão da garotada consiste em ir de casa em casa pedindo guloseimas como balas, chicletes, caramelos, pirulitos, cookies, etc. Porém, quando recebem um não, aprontam alguma com quem lhes negou os doces.

5. O Halloween no Brasil

No Brasil, diferente dos Estados Unidos, a celebração começou a se popularizar a partir do início dos anos 90 por meio das escolas de idiomas, que incorporavam a festa em seu calendário escolar. 
O nome da celebração também recebeu sua versão brasileira: Dia das Bruxas. Aqui, o Halloween se popularizou como dia delas porque, segundo lendas antigas, era essa a data em que elas se reuniam para celebras as trevas.
E aí, gostou de desvendar as tradições do Halloween? Com tantas histórias e lendas curiosas não é à toa que a data é uma das melhores celebrações, afinal, em que outra festa você se diverte tanto com a sua família e ainda dá aquele susto nos amigos e conhecidos, não é mesmo? 
Ah, não se esqueça de contar para nós nos comentários qual será sua próxima fantasia para o Dia das Bruxas!