Pular para o conteúdo principal

Aprenda como Conservar Flores por muito mais Tempo


Flores têm a capacidade de alegrar, embelezar e confortar. Esses são alguns dos motivos pelos quais elas são sempre a escolha perfeita para presentear entes queridos e demonstrar afeto durante diferentes momentos da vida.
Há quem diga que cada tipo de flor tem um significado próprio e representam variados sentimentos e intenções. Mas uma dúvida é comum e recorrente sempre que presenteamos ou ganhamos uma flor: como conservá-las por mais tempo?
Separamos algumas dicas especiais que vão te ajudar nessa tarefa. Anote aí:

Cuidados quanto à hidratação

O primeiro passo para conservar flores é verificar se há algum papel ou plástico envolvendo-as e retirá-lo, pois esse plástico atrapalha a respiração da planta e o acesso à água. A retirada de espinhos também ajuda na sua conservação.
Confira mais algumas táticas para manter a sua flor devidamente hidratada:
  • Algumas flores devem ser colocadas direto na água, mas outras espécies necessitam da terra para sobreviver, por isso, informe-se sobre o que é melhor.
  • Escolha um vaso ou recipiente para abrigar as flores. Antes de transferi-las, lave-o bem com água e sabão e enxágue até retirar todo o resíduo. Encha-o sempre com as quantidades ideais de terra, adubo ou água limpa.
  • A água do vaso deve ser trocada diariamente para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
  • Alguns arranjos de flores já vêm em vasos ou bases de espumas florais (responsáveis por reter a água). Nesses casos, regue seu arranjo tendo o cuidado de não molhar as flores e folhas, apenas umedecendo a terra ou a espuma.
  • Algumas flores precisam ser regadas diariamente, já outras, como violetas e orquídeas, não requerem água com tanta frequência e devem ser regadas de duas a três vezes por semana.
  • Antes de colocar suas flores na água, corte 2 cm do caule no sentido diagonal. Com o corte adequado, o caule absorverá mais água.
  • Lembre-se: o caule de arranjos deve ser cortado diariamente, sempre que for trocar a água do vaso. Fique atento também ao momento em que for colocar as flores de volta na água e tome cuidado para que apenas o caule fique submerso.
  • Para manter as pétalas das flores com aparência fresca e natural, borrifar levemente com água diariamente é uma ótima prática.

Exposição adequada ao sol

É preciso garantir que suas flores estejam expostas ao sol na devida quantidade, pois elas carecem da energia solar para realizar a fotossíntese e sobreviver. No entanto, existem regras para os diferentes tipos de espécies quanto à quantidade de tempo necessário de exposição — quando deixadas ao sol em excesso, algumas não se adaptam e podem até secar. Procure deixar suas flores em locais frescos e bem ventilados, nos quais elas encontrem a luz solar com intervalos de tempo estabelecidos.

Faça a manutenção de folhas e pétalas secas

Verifique frequentemente a existência de folhas e pétalas secas. É comum que essas partes da planta se desprendam, e se uma folha permanecer na água do vaso por muito tempo pode ocasionar a proliferação de bactérias.
Existem produtos que auxiliam na conservação e durabilidade das flores por mais tempo e você pode encontrá-los em floriculturas, mercados e lojas especializadas. Para quem gosta de receitas caseiras, colocar meia colher de café de água sanitária na água do vaso também é de grande ajuda na conservação.
Curtiu as nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro das nossas novidades!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Aniversário de 15 anos: 5 ideias de presente para Debutante

Os quinze anos de uma menina marcam uma importante transição em sua vida, a mudança da infância para a fase adulta. Mesmo com o passar dos anos, a tradição de realizar uma grande festa nessa data continua firme e forte entre as famílias. As adolescentes aniversariantes costumam ficar muito empolgadas com os preparativos da festança e, aos convidados, sempre resta a dúvida sobre que presente dar para a debutante nesta data tão importante. O presente precisa ter a relevância da data e ao mesmo tempo tem que caber no bolso do convidado. Além disso, é muito importante que ele atenda ao gosto da aniversariante, que deve ficar satisfeita em recebê-lo, afinal, ninguém gosta de dar um presente e receber aquele sorriso amarelo em troca. Para te ajudar nessa missão, que nós sabemos que aflige boa parte dos convidados de uma festa de 15 anos, vamos dar algumas dicas de como acertar no presente para debutante. Confira!