sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Aprenda como Conservar Flores por muito mais Tempo


Flores têm a capacidade de alegrar, embelezar e confortar. Esses são alguns dos motivos pelos quais elas são sempre a escolha perfeita para presentear entes queridos e demonstrar afeto durante diferentes momentos da vida.
Há quem diga que cada tipo de flor tem um significado próprio e representam variados sentimentos e intenções. Mas uma dúvida é comum e recorrente sempre que presenteamos ou ganhamos uma flor: como conservá-las por mais tempo?
Separamos algumas dicas especiais que vão te ajudar nessa tarefa. Anote aí:

Cuidados quanto à hidratação

O primeiro passo para conservar flores é verificar se há algum papel ou plástico envolvendo-as e retirá-lo, pois esse plástico atrapalha a respiração da planta e o acesso à água. A retirada de espinhos também ajuda na sua conservação.
Confira mais algumas táticas para manter a sua flor devidamente hidratada:
  • Algumas flores devem ser colocadas direto na água, mas outras espécies necessitam da terra para sobreviver, por isso, informe-se sobre o que é melhor.
  • Escolha um vaso ou recipiente para abrigar as flores. Antes de transferi-las, lave-o bem com água e sabão e enxágue até retirar todo o resíduo. Encha-o sempre com as quantidades ideais de terra, adubo ou água limpa.
  • A água do vaso deve ser trocada diariamente para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
  • Alguns arranjos de flores já vêm em vasos ou bases de espumas florais (responsáveis por reter a água). Nesses casos, regue seu arranjo tendo o cuidado de não molhar as flores e folhas, apenas umedecendo a terra ou a espuma.
  • Algumas flores precisam ser regadas diariamente, já outras, como violetas e orquídeas, não requerem água com tanta frequência e devem ser regadas de duas a três vezes por semana.
  • Antes de colocar suas flores na água, corte 2 cm do caule no sentido diagonal. Com o corte adequado, o caule absorverá mais água.
  • Lembre-se: o caule de arranjos deve ser cortado diariamente, sempre que for trocar a água do vaso. Fique atento também ao momento em que for colocar as flores de volta na água e tome cuidado para que apenas o caule fique submerso.
  • Para manter as pétalas das flores com aparência fresca e natural, borrifar levemente com água diariamente é uma ótima prática.

Exposição adequada ao sol

É preciso garantir que suas flores estejam expostas ao sol na devida quantidade, pois elas carecem da energia solar para realizar a fotossíntese e sobreviver. No entanto, existem regras para os diferentes tipos de espécies quanto à quantidade de tempo necessário de exposição — quando deixadas ao sol em excesso, algumas não se adaptam e podem até secar. Procure deixar suas flores em locais frescos e bem ventilados, nos quais elas encontrem a luz solar com intervalos de tempo estabelecidos.

Faça a manutenção de folhas e pétalas secas

Verifique frequentemente a existência de folhas e pétalas secas. É comum que essas partes da planta se desprendam, e se uma folha permanecer na água do vaso por muito tempo pode ocasionar a proliferação de bactérias.
Existem produtos que auxiliam na conservação e durabilidade das flores por mais tempo e você pode encontrá-los em floriculturas, mercados e lojas especializadas. Para quem gosta de receitas caseiras, colocar meia colher de café de água sanitária na água do vaso também é de grande ajuda na conservação.
Curtiu as nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro das nossas novidades!