Pular para o conteúdo principal

Conheça o Ikebana: a Arte Japonesa com Flores


“Ikebana”, em japonês, significa “dar mais vida à flor” e esta é uma arte milenar, em que o preparo é tão importante quanto o resultado final. Muito mais do que arranjos florais, Ikebanas carregam muitos simbolismos e toda a sabedoria da filosofia oriental.
Acima de tudo, Ikebana é um exercício de busca pelo equilíbrio e harmonia não só estética, mas interior também. Assim, acaba sendo uma terapia e uma válvula de escape à correria e estresse do dia a dia, daí seu sucesso pelo mundo todo: já são mais de quinze milhões de praticantes e cerca de três mil escolas.

Ikebana, a arte japonesa de arranjos florais

Arranjos florais feitos aqui no Ocidente prezam pela quantidade de flores e exuberância de cores e beleza. Já na Ikebana são os aspectos lineares do arranjo que importam e a filosofia que está por trás de cada detalhe. Toda a estrutura de uma Ikebana é fundamentada em retratar, no arranjo, o equilíbrio entre três pontos principais: o homem, o céu e a terra.
Na Ikebana, ramos, folhas e hastes também são enfatizadas e o passado, presente e futuro são representados de diferentes formas. Para o passado, costuma-se utilizar folhas secas e flores desabrochadas. Para representar o presente, flores a desabrochar e folhas em perfeito estado. Já para o futuro, são utilizados os botões, representando aquilo que ainda está por vir.

História

A arte da Ikebana surgiu na Índia, mas se propagou no Japão pela variedade e beleza imensa de flores que este país possui. Ainda no século VI, os arranjos eram oferecidos em rituais budistas para expressarem a beleza e sutileza da natureza, e tinham um formato sofisticado, chamado rikka, que buscava recriar as paisagens. Ao longo dos séculos, as regras foram simplificadas para que toda a população japonesa pudesse praticar a arte e outros estilos foram surgindo.
O estilo Ikebana nageire, ou cha-bana (flores do chá), surgiu no século XVI, como parte da cerimônia do chá e prezando pela naturalidade da disposição das flores no vaso, independente dos materiais utilizados.
Na Restauração Meiji (1867 a 1912), em que o Japão foi modernizado e ocidentalizado, foi desenvolvido o estilo moribana Ikebana (flores empilhadas), em que as flores ocidentais começaram a ser utilizadas na arte. Essa escola permitia mais liberdade no arranjo e a possibilidade de apreciar essa arte em outras ocasiões, não só formais.
Já no início do século XX, Sofu Teshigahara começou a utilizar outros materiais na composição dos arranjos, como sucata de metais. Essa prática se tornou um estilo consagrado e deu início à escola Sogetsu de Ikebana.

Terapia

Praticar Ikebana é, sem dúvida, um ótimo exercício para o espírito, que traz calma e paz. Sejam simples ou extremamente elaborados, a prática do Ikebana valoriza a espiritualidade e o silêncio na hora da construção. No Brasil, já são dezenas de cursos sobre a milenar arte japonesa, cada um de diferentes estilos de técnicas e determinado conjunto de regras para compor o arranjo.
Se você tiver o privilégio de ter uma Ikebana em casa, disponha-a em mesas de cantos, pois esse arranjo foi feito para ser visto de frente.
As flores são uma paixão para você? Visite também este post sobre as orquídeas e seus significados e conte para nós como você costuma montar seus arranjos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!