Pular para o conteúdo principal

Qual o significado de cada tipo de Flor?


Muito além do óbvio romantismo, flores são um símbolo de celebração e o significado de cada uma delas tem relação direta com o ato de presentear. Recebemos flores em datas comemorativas, as vemos enfeitando bons momentos e locais de felicidade e desejamos ganhá-las pelos mais variados motivos.
No entanto, o que muitos não sabem (e frequentemente contam ao florista) é que cada flor tem um significado e ocasião particular. Muito além disso, as flores têm variações que muitas vezes desconhecemos. Por exemplo, rosas podem ser do tipo Charlotte (amarela, com pétalas irregulares), Forever Young (com a pétala aveludada e cor viva) ou mesmo Classy ou Rouge Bassier.
Para saber qual escolher em cada ocasião e deixar transparentes os seus sentimentos, confira abaixo o significado de cada tipo de flor:
Azaleia
A palavra que dá nome a essa flor originalmente significava seco, provavelmente em função do aspecto dos ramos que dão lugar às flores. Seu significado está relacionado à alegria de amar, mas pode variar de acordo com sua cor. Recebê-las significa um amor construído já há algum tempo.

Camélia

“Camélia ficou viúva, Joana se apaixonou, Maria tentou a morte por causa do seu amor…”
Diferentemente da dança da solidão de Paulinho da Viola, a Camélia é uma flor de companhia: elas significam grandeza de alma, sendo a branca a mais pura e estando sempre associada à beleza perfeita.
Camélias vermelhas são ideais para representar reconhecimento e devem ser presenteadas em situações de conquista, como uma formatura ou promoção no trabalho.

Copo-de-leite

Flores delicadas, copos-de-leite são associadas à pureza e paz. Embora haja relatos de que a flor expresse indiferença, o copo-de-leite enche a casa de alegria, iluminando com graciosidade o ambiente graças ao seu branco aveludado.
É uma flor muito usada na ornamentação e bastante frequente em buquês de casamentos, já que o branco compõe com o vestido e dá um tom puro ao momento.

Girassol

girassol é, literalmente, a flor do sol. Por se posicionar sempre em direção ao sol, a flor é significado de felicidade, energia positiva e altivez. Assim como o copo-de-leite, é muito usado na ornamentação.
Oferecer um girassol significa estimas de fama, sucesso, longevidade e boa fortuna. Algumas crenças populares também associam o girassol à fertilidade, utilizando-o para desejar saúde a uma mulher grávida ou ao bebê a caminho.

Flor-de-lis

Muito usada em brasões, especialmente de origem francesa, a flor-de-lis significa poder, soberania, lealdade e honra. É associada a diversas religiões e também ao movimento escoteiro, e geralmente deve ser presenteada quando se deseja força e coragem a alguém.

Gardênia

Planta ornamental originária da China, a gardênia tem uma tonalidade de creme nas pétalas que são reconhecidas, em sua simbologia, como pureza e doçura. Frequentemente, são presenteadas por alguém distante, pois podem significar amor secreto.
O aroma das flores tem um efeito tranquilizante e diz-se já ter inspirado uma série de composições musicais.

Amor-perfeito

Como o próprio nome indica, significa amor duradouro e romântico. Suas flores delicadas e de cores sutis lembram, muitas vezes, uma face humana — como já foram, inclusive, representadas no cinema no filme Alice no país das Maravilhas. São frequentemente usadas para presentear um amor muito forte e inesquecível, sendo ótimas opções para o dia das mães.
Essas são algumas das mais formosas flores e seus significados. Além delas, outras mais populares, como o lírio, representante da pureza e sensibilidade; a orquídea e sua associação à beleza e sensualidade feminina; a tulipa e seus diversos significados, como o perdão, a vitalidade e a paz; ou até mesmo a tradicional rosa e seu significado romântico são fonte inesgotável de motivos para presentear alguém que se ama.
Quer saber mais? Tem alguma flor que te interessa particularmente? Escreva para a gente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais são as flores que as mulheres mais gostam?

Seja para agradar ou até mesmo para compor uma decoração, as flores são sempre bem recebidas por diferentes tipos de pessoa, nas mais diversas ocasiões. Para as mulheres, uma flor é sempre um carinho bem-vindo, seja ela qual for. Mas algumas podem ser ainda mais especiais se você acertar em cheio qual é a sua preferida. Quer uma ajudinha? Saiba agora quais são as flores que as mulheres mais gostam:

5 Flores e Plantas para presentear Crianças

Toda criança deve crescer respeitando os animais e a natureza. Junto com seu desenvolvimento, é preciso que floresça seus cuidados com o nosso meio ambiente. E nada melhor do que incentivá-las a cultivar flores e plantas, não acha? Até mesmo quem mora em apartamento pode tê-las. O cultivo é uma ótima forma de ensinar responsabilidade aos pequenos. Portanto, que tal conferir dicas de flores e plantas para  presentear crianças ? São várias opções e uma maneira diferente de agradar a garotada!

Como fazer a pessoa amada se sentir importante?

Todo mundo gosta de sentir amado, não é mesmo? Em todos os tipos de relacionamento, esse sentimento é extremamente importante, principalmente em um relacionamento a dois. Mas não é só se sentir bem na relação que deve ser o foco, fazer com o que seu companheiro ou companheira se sinta amado e cuidado por você deve ser uma meta a ser cumprida todos os dias. Infelizmente, na correria do dia a dia é comum que essa meta acabe ficando de lado e sendo esquecida, mas pequenos gestos do a dia a dia pode fazer com que seu amor se sinta sempre importante. O que fazer então? Confira algumas dicas!