segunda-feira, 6 de julho de 2015

Qual o significado de cada tipo de Flor?


Muito além do óbvio romantismo, flores são um símbolo de celebração e o significado de cada uma delas tem relação direta com o ato de presentear. Recebemos flores em datas comemorativas, as vemos enfeitando bons momentos e locais de felicidade e desejamos ganhá-las pelos mais variados motivos.
No entanto, o que muitos não sabem (e frequentemente contam ao florista) é que cada flor tem um significado e ocasião particular. Muito além disso, as flores têm variações que muitas vezes desconhecemos. Por exemplo, rosas podem ser do tipo Charlotte (amarela, com pétalas irregulares), Forever Young (com a pétala aveludada e cor viva) ou mesmo Classy ou Rouge Bassier.
Para saber qual escolher em cada ocasião e deixar transparentes os seus sentimentos, confira abaixo o significado de cada tipo de flor:
Azaleia
A palavra que dá nome a essa flor originalmente significava seco, provavelmente em função do aspecto dos ramos que dão lugar às flores. Seu significado está relacionado à alegria de amar, mas pode variar de acordo com sua cor. Recebê-las significa um amor construído já há algum tempo.

Camélia

“Camélia ficou viúva, Joana se apaixonou, Maria tentou a morte por causa do seu amor…”
Diferentemente da dança da solidão de Paulinho da Viola, a Camélia é uma flor de companhia: elas significam grandeza de alma, sendo a branca a mais pura e estando sempre associada à beleza perfeita.
Camélias vermelhas são ideais para representar reconhecimento e devem ser presenteadas em situações de conquista, como uma formatura ou promoção no trabalho.

Copo-de-leite

Flores delicadas, copos-de-leite são associadas à pureza e paz. Embora haja relatos de que a flor expresse indiferença, o copo-de-leite enche a casa de alegria, iluminando com graciosidade o ambiente graças ao seu branco aveludado.
É uma flor muito usada na ornamentação e bastante frequente em buquês de casamentos, já que o branco compõe com o vestido e dá um tom puro ao momento.

Girassol

girassol é, literalmente, a flor do sol. Por se posicionar sempre em direção ao sol, a flor é significado de felicidade, energia positiva e altivez. Assim como o copo-de-leite, é muito usado na ornamentação.
Oferecer um girassol significa estimas de fama, sucesso, longevidade e boa fortuna. Algumas crenças populares também associam o girassol à fertilidade, utilizando-o para desejar saúde a uma mulher grávida ou ao bebê a caminho.

Flor-de-lis

Muito usada em brasões, especialmente de origem francesa, a flor-de-lis significa poder, soberania, lealdade e honra. É associada a diversas religiões e também ao movimento escoteiro, e geralmente deve ser presenteada quando se deseja força e coragem a alguém.

Gardênia

Planta ornamental originária da China, a gardênia tem uma tonalidade de creme nas pétalas que são reconhecidas, em sua simbologia, como pureza e doçura. Frequentemente, são presenteadas por alguém distante, pois podem significar amor secreto.
O aroma das flores tem um efeito tranquilizante e diz-se já ter inspirado uma série de composições musicais.

Amor-perfeito

Como o próprio nome indica, significa amor duradouro e romântico. Suas flores delicadas e de cores sutis lembram, muitas vezes, uma face humana — como já foram, inclusive, representadas no cinema no filme Alice no país das Maravilhas. São frequentemente usadas para presentear um amor muito forte e inesquecível, sendo ótimas opções para o dia das mães.
Essas são algumas das mais formosas flores e seus significados. Além delas, outras mais populares, como o lírio, representante da pureza e sensibilidade; a orquídea e sua associação à beleza e sensualidade feminina; a tulipa e seus diversos significados, como o perdão, a vitalidade e a paz; ou até mesmo a tradicional rosa e seu significado romântico são fonte inesgotável de motivos para presentear alguém que se ama.
Quer saber mais? Tem alguma flor que te interessa particularmente? Escreva para a gente!