sexta-feira, 22 de maio de 2015

Conheça os Benefícios do Chocolate


​O chocolate não é só a guloseima preferida de muita gente, mas também uma opção universal de presente: do parceiro ao chefe, é difícil encontrar alguém que não fique feliz ao ganhar uma caixa de bombons ou até uma barra de chocolate suíço.
Mas você sabia que, além de ser delicioso, esse produto do cacau — na medida certa! — também faz bem à saúde? Continue lendo nosso artigo e se encante ainda mais com o chocolate!
Previne a depressão

Não é brincadeira. O chocolate estimula no organismo a produção de endorfina e dopamina — hormônios associados ao relaxamento. Consequentemente, quem consome essa delícia sente não apenas o prazer causado pelo sabor, mas também um bem-estar que ajuda a prevenir problemas como a depressão.

Anti-inflamatório e antioxidante natural

O cacau contém um antioxidante chamado flavonoide que ajuda a destruir os radicais livres causadores de inflamações crônicas. Além de prevenir o Alzheimer, essa substância também contribui para retardar o envelhecimento do organismo e ainda tem o poder de combater o câncer de intestino, já que o antioxidante protege as células da destruição causada pelo tumor. Fantástico, não é mesmo?

Ajuda a controlar o colesterol

Outro benefício dos flavonoides (que, por sinal, também estão presentes no chá-verde, no vinho tinto e nos mirtilos, embora não em quantidade tão alta quanto no cacau) é o de reduzir a circulação do colesterol ruim (o LDL) e aumentar a do colesterol bom (o HDL). Por consequência, suas artérias ficam limpinhas e você tem menos chances de ter problemas como derrames ou infartos.

Te deixa mais inteligente

Surpreso? Pois saiba que cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que os flavonoides também ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, o que pode te dar um impulso de concentração e atenção por algumas horas.
Isso sem contar com os estudos na Universidade Johns Hopkins, segundo os quais o chocolate também contribui para a regeneração das células cerebrais depois de um AVC. Aparentemente, isso acontece graças a uma substância presente no cacau chamada de epicatequina.

Dá mais resistência e disposição

Não são só o coração e o cérebro que se beneficiam da melhora na sua circulação sanguínea promovida pelos flavonoides. Com ela, os seus músculos também ficam mais oxigenados e turbinados para que você consiga fazer aquela caminhada ou corrida com muito mais resistência e disposição! Além disso, os carboidratos e proteínas presentes no chocolate também fazem dele uma ótima pedida para depois das atividades físicas.
Quer motivo melhor para se exercitar que poder comer um pedacinho de chocolate para ter mais energia?

Contribui para uma gravidez e um parto seguros

Agora as grávidas podem se entregar sem medo ao desejo pelo chocolate! Isso porque, segundo estudos realizados na Universidade de Yale, nos EUA, o alimento ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia, um quadro que pode colocar em risco a vida da mãe e do bebê no momento do parto. Ainda não se sabe ao certo porque o chocolate tem esse efeito, mas ele parece estar relacionado a uma substância denominada teobromina, presente principalmente nas variedades mais amargas e com mais cacau.
Maravilhado com os benefícios do chocolate para a sua saúde? Calma, lembre-se de que os efeitos só são positivos enquanto o consumo não te leva a um excesso de glicose e sobrepeso, certo?
De todo modo, vale comemorar que, em pequenas quantidades, o chocolate pode — e deve — ser consumido sem culpa todos os dias!
E você, qual o seu chocolate preferido? Já sentiu algum desses benefícios ao se deliciar com uma barrinha? Comente contando para a gente e continue de olho no nosso blog!