segunda-feira, 16 de março de 2015

7 plantas ideais para ambientes fechados


A grande maioria das pessoas passa boa parte do dia em ambientes fechados, como escritórios e estabelecimentos comerciais. Mesmo quando voltamos para casa, é pouco comum termos à nossa disposição algum espaço aberto e arejado, pronto para receber plantas e ornamentos. Porém, existem inúmeras opções de flores e folhagens que exigem pouca manutenção, se desenvolvem bem em ambientes fechados e podem ser recomendadas para quem não abre mão do contato com o verde.
Antes de escolher a melhor planta para seu espaço, é fundamental conhecer as características de cada espécie. Analise se o local poderá garantir o tempo necessário de exposição ao sol, considere a frequência de regas e dê atenção especial às dimensões do vaso no qual a planta será cultivada, pois enquanto algumas conseguem se desenvolver de forma saudável em pequenos vasos, há outras que precisam de bastante espaço para espalhar suas raízes.
Veja quais são as plantas ideais para colocar dentro de casa ou mesmo para deixar o escritório mais alegre e bonito.
1 - Lança-de-são-jorge e Espada-de-São-Jorge
As duas espécies são bastante resistentes e famosas pela crença de serem capazes de espantar a inveja e o mau olhado. Com folhas cilíndricas ou verticais, podem ser cultivadas em vasos ou pequenos jardins, devendo ser mantidas à meia-sombra e regadas a cada quinze dias.
2 - Palmeiras
A grande variedade de espécies tornam as palmeiras as plantas ideais para quem busca cultivar folhagens em vasos mais robustos, já que algumas podem chegar a 2 metros. As mais procuradas são a Palmeira Areca, Palmeira Ráfis e a Licuala ou Palmeira Leque. Seja qual for o tipo escolhido, elas se desenvolvem bem à meia-sombra e demandam terra sempre úmida, porém jamais encharcada.
3 - Suculentas
A versatilidade das espécies de suculentas permitem seu cultivo em pequenos vasos ou adornos, já que demandam frequência mínima de regas em função da alta capacidade que suas folhas e caules tem de armazenar água. O excesso de umidade pode, inclusive, apodrecer suas raízes. Já a exposição ao sol pode variar de acordo com a espécie. A Rosa de pedra, por exemplo, demanda uma área apenas mais iluminada, enquanto a Orelha-de-gato precisa de exposição ao sol pleno por pelo menos 4 horas diárias.
4 - Bambu-mossô
O exotismo desta planta de origem chinesa dá leveza e sofisticação a qualquer ambiente e se adapta facilmente a qualquer clima, tanto a pleno sol quanto em interiores bem iluminados. Com cuidados de amarrações e estacas é possível modificar sua forma retilínea e criar curvas e torções.
5 - Violetas
Os mais tradicionais podem optar pelas violetas quando buscam flores para ambientes fechados. Serão necessárias apenas duas regas semanais, sem deixar que a água entre em contato com as flores e folhas, e luz indireta para florescerem durante todo o ano.
6 - Lírio da paz
Ideal para ambientes como escritórios fechados, que não possuem contato direto com a luz do sol, já que a exposição solar pode queimar as folhas. O solo dos vasos ou jardins internos deve ser mantido sempre úmido e adubado.
7 - Bromélia
A família Bromeliacea é nativa de regiões tropicais e cativa pela exuberância e contraste entre o forte tom de vermelho ou laranja de suas flores e o verde-escuro da folhagem. Interiores bem iluminados ficam mais alegres com essas plantas que demandam regas de três a quatro vezes por semana nos meses mais quentes, e apenas duas no período mais frio.

Você já escolheu qual a planta ideal para manter em ambientes internos? Qual foi a eleita para compor sua casa ou escritório? Compartilhe com a gente nos comentários!