quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vai presentar com flor? Saiba qual a melhor para cada situação


Não há presente mais delicado, atemporal e capaz de transmitir tanta emoção como as flores. E ao contrário do que muita gente pensa, elas não são uma exclusividade entre casais apaixonados, aniversários e mulheres. As flores podem ser excelentes agrados em diversas ocasiões e para pessoas de todos os gêneros e idades.
Saiba como presentar com flores e qual a melhor para cada situação:

Quando e para quem enviar flores?

As flores são democráticas e agradam a todos (quase sem exceção). Elas servem como mensageiras para uma declaração de amor, um pedido de desculpas, anseios por uma recuperação, para parabenizar por uma conquista, em comemoração a uma data especial, boas-vindas ou simplesmente para surpreender alguém.
Homens, mulheres, crianças, adolescentes, namoradas e namorados, amigos, pai, mãe, filhos, casais e colegas de trabalho. Não há regras para presentar alguém com flores, porém, é necessário dosar um pouco dependendo do quão íntimo você é da pessoa e qual intenção aquele arranjo quer transmitir.
  • Para parabenizar um colega de trabalho que conseguiu uma promoção, opte por um arranjo de orquídeas ou girassóis, por exemplo, pois servem tanto para homens como para mulheres, são elegantes, alegres e combinam com a situação.
  • Para uma jovem adolescente que acaba de completar seus 15 anos, rosas em tons pastel, como salmão, lilás e cor de rosa claro são perfeitas e combinam com o frescor da idade.
  • Já para uma noite especial em um encontro romântico, nada melhor do que um belo arranjo com rosas vermelhas. Se a mulher for mais ousada, divertida e gostar de tudo que fuja dos padrões, escolha um buquê de rosas com cores sortidas.

Como escolher a flor ideal?

Como qualquer presente, antes de comprar a flor e o arranjo perfeito é necessário traçar um perfil da pessoa que irá receber. Portanto, tente definir os seguintes itens:
  • A cor preferida;
  • O estilo de vida da pessoa;
  • O grau de intimidade entre vocês;
  • A ocasião;
  • A personalidade da pessoa.
Tendo tudo isso em mãos, ou pelo menos uma parte, a decisão fica mais fácil. Porém, uma dica para quem não conhece tão bem quem será presenteado é sempre apostar nos clássicos, como rosas em tons claros e as flores do campo que agradam a todos.

Homens

As flores mais indicadas para homens são os cravos, as orquídeas, callas e as exóticas helicônias. Em cores mais neutras, como o branco, vinho e o laranja, os arranjos podem ser acompanhados por um livro, uma garrafa de vinho ou uma cesta com frutas e queijos.

Melhor idade

Para os mais velhos, belos e coloridos buquês de gérberas, flores do campo, orquídeas, girassóis e astromélias. Se a pessoa em questão gostar de cultivar flores, escolha arranjos que já venham em vasos.

Mulheres

Para mulheres em idade adulta, todos os tipos de flores são bem-vindos, porém, fique atento quanto ao seu estilo de vida e escolha o que melhor se adeque:
  • Lírios para mulheres independentes;
  • Tulipas para as modernas e refinadas;
  • Copos de leite para as clássicas;
  • Gérberas para as ousadas e divertidas;
  • Rosas para todas!

Cuidado com o pólen

O pólen é um dos principais vilões para quem sofre de problemas respiratórios e alergias. São eles que causam espirros constantes que podem gerar crises asmáticas em muitas pessoas que ficam em ambientes com flores. Por isso, muitos hospitais e maternidades proíbem a entrega de flores aos pacientes.
Para quem tem qualquer tipo de alergia e problema respiratório como rinite, sinusite, asma e bronquite, o ideal é escolher flores não possuam tanto pólen.
Evite: lírios, violetas, margaridas, jasmim, girassóis, crisântemos e demais flores da mesma família.
Prefira: rosas, narcisos, begônias, hortênsia, íris, gérberas e tulipas, entre outras.

Envio por entregador ou em mãos?

Presentear com flores é sempre um evento. Se a intenção for causar grande impacto, demonstrar muito afeto e você tiver tempo disponível para dar pessoalmente o arranjo, maravilha! Vai acrescentar muito mais emoção ao gesto.
Caso a intenção seja apenas saudar alguém ou vocês esteja em cidades diferentes, mandar por serviço de entrega ajuda bastante e agradará da mesma forma.
Pronto para acertar em cheio na hora de presentear com flores? 
Deixe um comentário e conte pra gente qual é a sua preferida!