sábado, 24 de janeiro de 2015

Como fazer bonitos arranjos para uma mesa especial


Uma mesa bem posta é feita de inúmeros detalhes que revelam a dedicação de quem a preparou e a importância da ocasião. Por isso, escolher os pratos que irá servir, a louça, os talheres e guardanapos cuidadosamente é essencial, porém, a decoração que complementará a mesa é o toque que vai harmonizar todos esses elementos.

Arranjos de flores na mesa de um jantar especial dá um requinte a mais à ocasião, pois, as flores naturais combinam com todas as situações, desde eventos mais intimistas e românticos até reuniões informais e descontraídas.
A escolha das flores que irão à mesa é muito pessoal e vai de acordo com a personalidade do anfitrião — e, claro, com o tema da festa. Para fazer belos arranjos para a mesa é simples, prazeroso e você só precisa se atentar a alguns detalhes fundamentais:
  • Observar o tamanho da mesa e utilizar a quantidade certa de arranjos para que não atrapalhe a disposição dos demais elementos.
  • Sempre tomar cuidado para não colocar arranjos muito altos ou muito grandes, que impeçam os convidados de manterem contato visual.
  • Optar por flores sem perfume para não causar desconforto caso algum convidado seja alérgico.
  • Escolher flores com cores que casem com a toalha de mesa ou jogo americano e com o aparelho de jantar.
Tendo essas regras em mente basta explorar sua criatividade e mãos à obra!

Chá da tarde entre amigas

Nada mais divertido e doce do que um chá da tarde entre amigas. Entre confidências, risadas e lembranças compartilhadas, uma bela mesa precisa estar preparada. Para recepções leves e descontraídas opte por flores delicadas como gérberas, flores do campo, girassóis e lírios, pois são alegres e coloridas.
Não hesite em misturar espécies diferentes em um mesmo arranjo, pois, além de ficar bonito e elegante, demonstrará que você tem conhecimento em lidar com elas. Misturar frutas e flores também está em alta. Para eventos diurnos e com decoração mais criativa é uma excelente pedida.

Romance no ar

Para um jantar romântico e elegante, as rosas em tons quentes como vermelho, laranja e pink são opções que nunca decepcionam. Tulipas e orquídeas também combinam com a ocasião e deixam o ambiente ainda mais sofisticado.
Lembre-se sempre da máxima: menos é mais! Ou seja, arranjos menores (ou no máximo em tamanho médio) ficam mais interessantes. Harmonize usando velas. Pétalas de rosas espalhadas pela mesa também podem completar o clima de romance no ar.

Requinte em cada detalhe

Além de arranjos centrais de mesa com flores, você pode utilizar uma única flor junto ao prendedor de guardanapos e presentear cada convidado com uma, isso irá surpreender e dará ainda mais valor à decoração preparada.

Vasos

Para uma decoração especial, escolha vasos finos e diferentes. Se você não tem em casa um vaso de cristal, abuse da criatividade usando xícaras, garrafas vazias decoradas com laços em fita de cetim e cachepots rústicos para fazer pequenos arranjos.

Flores

Caso não queira ou não possa gastar muito com flores, escolha as da estação, pois são mais baratas e o manuseio não será prejudicado por causa da temperatura.

Criatividade

Junto dos arranjos florais use velas, frutas e condimentos, como canela em pau e anis estrelada. Isso enriquecerá a decoração.

Como você gosta de montar seus arranjos para uma mesa especial? Conte pra gente!