domingo, 11 de janeiro de 2015

5 dicas para manter as flores vivas e bonitas por mais tempo

                                

Quem não gosta de receber flores? Afinal, além de perfumar o ambiente, elas decoram a casa e ainda representam um gesto de carinho. No entanto, dependendo de onde forem colocadas as flores podem ter sua durabilidade reduzida, se forem expostas diretamente ao sol ou se receberem água de forma inadequada.
Se você adora um ambiente decorado com elas, anote agora 5 dicas para deixar as flores vivas e bonitas por mais tempo. Confira!

1 - Atenção na escolha

Não importa se for presentear ou comprar flores para a casa, o primeiro cuidado básico é na hora da escolha: procure os vasos com plantas saudáveis. Preste atenção na coloração das folhas, elas devem ter um tom vibrante de verde. Se for comprar rosas, por exemplo, procure os vasos que ainda estiverem com botões fechados.
Fique atento: machas nas folhagens ou na própria flor podem ser indícios de fungos, portanto, é melhor evitar.

2 - Armazenamento

Se você ganha um buquê de flores, precisa armazená-las de forma adequada, caso contrário elas vão murchar no mesmo dia. Retire as folhas do caule que ficarão submersas na água — esse procedimento evita a proliferação de bactérias. Depois é só colocá-las em um vaso limpo e enchê-lo, de preferência, com água filtrada.
Geralmente procuramos um local de destaque na casa não é mesmo? No entanto, o ideal é que seja um local arejado e ventilado, que não sofra incidência direta do sol.
Dica: Corte a ponta do caule na diagonal antes de colocar as flores no vaso.

3 - Cuide todos os dias

Para manter as flores vivas e bonitas, o cuidado deve ser diário. Se as flores estiverem plantadas, verifique se a terra está úmida. Caso esteja, ela não precisa receber água. O segundo passo é retirar as folhas secas — fique de olho nisso. Já para as flores armazenadas em vasos, é importante trocar a água todos os dias. Não se esqueça: as flores murchas também devem ser retiradas.
Dica: Coloque uma pedrinha de gelo na água do vaso.

4 - Flores sem vida, o que fazer?

Se você tomou todos os cuidados e mesmo assim as flores estão sem vida, é possível dar um choque térmico nelas (pode acreditar). Coloque água bem gelada em um recipiente e mergulhe as flores nessa água. Você pode deixar por uns 5 minutinhos e repetir a operação. Mas tenha cuidado: as flores são muito frágeis, portanto, fique de olho e faça tudo com carinho.

5 - Use um antibactericida

Esses produtos são facilmente encontrados nas floriculturas. É importante respeitar o modo de preparo e manuseio do rótulo para não fazer mal às plantas ou a você. Caso não encontre um produto como esse, o uso de água sanitária também é recomendado, mas sem exageros. Para cada 1 litro de água coloque 3ml de água sanitária. Se não tiver um medidor, use uma colher rasa de café. Misture bem para que a água sanitária seja diluída uniformemente e borrife sobre as folhas para limpá-las.
As flores plantadas na terra têm mais durabilidade, no entanto, não deixe água parada no pratinho de apoio.

E você como cuida das suas flores? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe um comentário para nós!